Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

FMI anuncia ajuda ao Benim no valor de 658,4 milhões de dólares

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje um acordo técnico, sujeito a aprovação, para um programa de assistência financeira ao Benim nos próximos três anos e meio, no valor de 658,4 milhões de dólares.

FMI anuncia ajuda ao Benim no valor de 658,4 milhões de dólares
Notícias ao Minuto

22:52 - 22/04/22 por Lusa

Economia Fundo Monetário Internacional

De acordo com a agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP), o acordo de 610 milhões de euros deverá ser aprovado pelo conselho de administração do FMI em meados de junho, e surge no contexto de ajuda do Fundo a este país africano às consequências da guerra na Ucrânia.

O objetivo é "ajudar o Benim a satisfazer necessidades de financiamento prementes, preservar a estabilidade macroeconómica, e ancorar o plano de desenvolvimento nacional do país centrado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", disse o chefe da missão do FMI, Constant Lonkeng, depois de reuniões Benim em Cotonou e em Washington, onde decorrem os Encontros da Primavera do Fundo e do Banco Mundial.

"O Benim fez progressos significativos na gestão macroeconómica nos últimos cinco anos, colocando a sua economia numa base sólida", afirmou, salientando, no entanto, que o país enfrenta "ventos contrários" devido à deterioração da situação de segurança nas suas fronteiras do norte, às consequências da pandemia de covid-19 e à erosão do poder de compra no contexto do aumento dos preços, agravado pela guerra na Ucrânia.

O apoio deverá ser dado ao abrigo do Programa de Financiamento Ampliado, um instrumento financeiro para países com desequilíbrios prolongados na balança de pagamentos, concluiu o responsável.

Leia Também: FMI vê como difícil que vários países europeus escapem a uma recessão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório