Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

UE mobiliza para a União Africana 600 milhões para segurança e paz

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje a mobilização, para a União Africana, de 600 milhões de euros para financiar operações de apoio à segurança até 2024, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz.

UE mobiliza para a União Africana 600 milhões para segurança e paz
Notícias ao Minuto

18:00 - 21/04/22 por Lusa

Economia União Africana

"O Conselho adotou hoje uma decisão que estabelece uma medida de assistência ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz em apoio da União Africana [UA] no valor de 600 milhões de euros. A UE reafirma o seu forte empenho na parceria UE-UA e na cooperação na área da paz e da segurança", informa em comunicado a estrutura que junta os Estados-membros da UE.

Segundo o Conselho, esta medida de assistência abrange o período 2022-2024 e visa, nestes três anos, dar continuação à "bem estabelecida prestação de apoio a longo prazo da UE às Operações de Apoio à Paz lideradas por África".

"No seu quadro, a União Africana poderá solicitar apoio para Operações de Apoio à Paz individuais à medida que surjam necessidades, permitindo uma resposta rápida a desenvolvimentos relevantes em matéria de segurança no continente africano", apontam os Estados-membros da UE.

Aprovada algumas semanas após a cimeira UE-União Africana, que decorreu em Bruxelas em fevereiro passado, esta medida "constitui uma parte importante da cooperação renovada e reforçada para a paz e a segurança", argumenta o Conselho, na nota.

"No quadro desta decisão do Conselho, o Comité Político e de Segurança aprovou apoio adicional para reforçar ainda mais a eficácia operacional da Força-Tarefa Conjunta Multinacional contra o Boko Haram, em parceria com a União Africana, e criar um ambiente seguro nas áreas afetadas pelas atividades de Boko Haram e outros grupos terroristas", explica o organismo.

Esta é, então, a primeira ação apoiada ao abrigo da assistência que teve hoje aval.

Assim, a UE irá acrescentar 10 milhões de euros aos recursos já mobilizados ao abrigo da Força-Tarefa Conjunta Multinacional contra o Boko Haram, aumentando o seu apoio global para 20 milhões de euros e permitindo uma extensão do apoio prestado até ao final de 2022.

O apoio prestado cobre pessoal e custos operacionais/logísticos, incluindo transporte terrestre e aéreo, equipamento de comunicação e serviços médicos.

A UE é maior contribuinte direto para a Força-Tarefa Conjunta Multinacional contra o Boko Haram, num montante total que ascende já a 124,4 milhões de euros, desde 2016.

O financiamento visa apoiar a resiliência, estabilização e recuperação económica na bacia do Lago Chade, bem como contribuir para a implementação da Estratégia de Estabilização Regional do Lago Chade.

O Mecanismo Europeu de Apoio à Paz foi criado em março de 2021 para financiar todas as ações da política externa e de segurança comum em áreas militares e de defesa, com o objetivo de prevenir conflitos, preservar a paz e reforçar a segurança e estabilidade internacionais.

Até à data, o Conselho da UE adotou 10 medidas de assistência ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz.

Leia Também: Lagarde reitera que BCE manterá flexibilidade na política monetária

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório