Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º
Crédito à habitação Prestação da casa vai aumentar? Cinc...

Prestação da casa vai aumentar? Cinco dicas para se preparar

Doutor Finanças explica que é essencial que quem tem empréstimos se prepare para a subida dos juros no crédito habitação, num período em que a inflação está a subir.

Prestação da casa vai aumentar? Cinco dicas para se preparar

Os encargos com o crédito à habitação poderão ficar mais 'pesados' nos próximos meses, uma vez que, se a Euribor continuar a crescer, é previsível que as prestações também fiquem mais caras. 

"Efetivamente, se a Taxa Euribor continuar a subir, a prestação do crédito habitação também aumentará, o que poderá colocar em causa o orçamento familiar. É muito importante prevenirmos este impacto e encontrar formas de o minimizar", diz Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, num comunicado enviado ao Casa ao Minuto.

A empresa especializada em finanças pessoais dá cinco dicas para preparar a subida de juros no crédito habitação. Tome nota:

1 - Negociar as condições do contrato

"Por regra, o nosso banco prefere rever e melhorar as condições de um contrato, do que nos perder enquanto cliente. Muitas vezes, é possível poupar no crédito habitação apenas com um pedido de revisão das condições atuais. Se tivermos um contrato de crédito habitação mais antigo, podemos não estar a beneficiar de um spread ajustado às nossas condições, por exemplo."

2 - Analisar as taxas de juro

"No nosso contrato de crédito habitação estão presentes inúmeras taxas que influenciam o valor da prestação. Estre elas estão a Euribor, o spread (margem de lucro da entidade bancária), a TAN e TAEG. Devemos analisar bem estas taxas e ver se as podemos renegociar. De realçar que a TAEG reflete todos os custos associados ao contrato, nomeadamente seguros e cartões. Se negociarmos os produtos associados ao crédito podemos reduzir esta taxa."

3 - Procurar melhores condições no mercado

"Numa ótica de renegociação, o especialista recomenda que abordemos primeiro o nosso banco no sentido de renegociar as condições contratuais do nosso crédito atual. Se este não apresentar condições que satisfaçam as nossas necessidades, podemos ponderar a transferência do crédito habitação para outro banco."

4 - Transferir apenas os seguros

"No caso de não pretendermos transferir o nosso crédito para outro banco, poderemos analisar a transferência do seguro de vida e doseguro multirriscos para outra entidade. Por norma, o valor destes seguros é mais caro quando os contratados no banco onde obtivemos o financiamento."

5 - Consolidar vários créditos

"Se temos vários créditos contratados, além do nosso crédito habitação, como por exemplo cartões de crédito, diferentes créditos ao consumo ou um crédito automóvel, podemos consolidar todos estes contratos, gerando uma poupança elevada. Uma das vantagens do crédito consolidado, é que ao juntar todos os créditos num só, pagaremos apenas uma fatura mensal e a taxa de juro média deve descer."

Leia Também: OCDE. Ajuda Pública ao Desenvolvimento precisa de coordenação política

Campo obrigatório