Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Crédito ao consumo mantém agravamento das taxas do Imposto do Selo

As taxas do Imposto do Selo sobre os créditos ao consumo vão manter o agravamento de 50% este ano, segundo a proposta orçamental, esperando o Governo um crescimento de 161 milhões de euros na receita do Imposto do Selo.

Crédito ao consumo mantém agravamento das taxas do Imposto do Selo
Notícias ao Minuto

16:48 - 13/04/22 por Lusa

Economia OE2022:

"Para 2022, prevê-se um crescimento de 161 milhões de euros (mais 9%) da receita do Imposto do Selo, destacando-se como medida de política a manutenção do agravamento extraordinário do imposto no crédito ao consumo como parte da política de desincentivo ao crédito ao consumo", lê-se no relatório que acompanha a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), hoje divulgada.

No total, este ano, o Governo espera conseguir com o Imposto do Selo uma receita de 1.938,2 milhões de euros, acima dos 1.776,7 milhões de euros da receita provisória de 2021.

A proposta de lei do executivo mantém o agravamento de 50% das taxas do Imposto do Selo sobre os créditos ao consumo, tal como já estava previsto na proposta orçamental de outubro passado (chumbada no parlamento, o que levou a eleições legislativas antecipadas).

"Relativamente aos factos tributários ocorridos até 31 de dezembro de 2022, as taxas previstas nas verbas 17.2.1 a 17.2.4 [crédito ao consumo e conta-corrente] são agravadas em 50%", refere a proposta orçamental.

De acordo com a tabela Geral do IS, o crédito de prazo inferior a um ano --- por cada mês ou fração --- paga uma taxa de 0,141%, o crédito de prazo igual ou superior a um ano paga 1,76% e crédito de prazo igual a superior a cinco anos paga 1,76%.

Igualmente de 0,141% é a taxa da verba 17.2.4, ou seja, do crédito utilizado sob a forma de conta-corrente, descoberto bancário ou qualquer outra forma em que o prazo de utilização não seja determinado ou determinável.

O agravamento de 50% incide sobre estas taxas.

Quando foram agravadas as taxas do Imposto do Selo sobre os créditos ao consumo o Governo justificou como medida de desincentivo ao crédito ao consumo.

Leia Também: Saneamento da dívida da CP este ano dependente de "diálogo" com Bruxelas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório