Os preços dos combustíveis deverão voltar a baixar no arranque da próxima semana. Contudo, as variações - tanto no caso do gasóleo como no da gasolina - deverão ser mais reduzidas do que as que se têm verificado nas últimas semanas.
Ao que indica a CNN, o preço do gasóleo deverá baixar 2,5 cêntimos, ao passo que a gasolina simples 95 deverá ficar dois cêntimos mais barata na próxima semana.
Os cálculos do canal de televisão têm por base a evolução da cotação da matéria-prima nos mercados internacionais até esta quinta-feira, mas ainda falta contabilizar a negociação até ao final da semana, o que significa que os valores podem mudar. Além disso, a decisão cabe sempre às petrolíferas.
Isto acontece numa altura em que o preço do petróleo está a valorizar nos mercados internacionais, com o Brent - que serve de referência para as importações nacionais - ligeiramente acima dos 100 dólares. Ainda assim, o preço médio do petróleo está abaixo da média do verificado na semana passada, revela ainda a estação de televisão.
As previsões do Ministério das Finanças, divulgadas no final da semana passada, apontavam para uma descida de 12 cêntimos no caso do gasóleo e de quatro cêntimos no caso da gasolina. Contudo, conforme o Notícias ao Minuto lhe deu conta, o gasóleo só baixou cerca de oito cêntimos, enquanto a gasolina ficou mais barata quatro cêntimos no início desta semana.
Como é habitual, na sexta-feira o Ministério das Finanças voltará a divulgar quais são as suas previsões para os preços dos combustíveis e se decide, ou não, fazer algum ajuste ao ISP em função da evolução dos preços.
Os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) revelam que, na quarta-feira, dia 6 de abril, o preço médio do gasóleo simples era de 1,910 euros por litro, enquanto a gasolina simples 95 custava cerca de 1,984 euros por litro.
Leia Também: Preço média de venda das casas anunciadas no Imovirtual sobe 7,2%