Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Mais de 800 mil contribuintes já entregaram IRS. Quando há reembolsos?

A expectativa, recorde-se, é que o processamento dos reembolsos do IRS se inicie na primeira quinzena de abril - quem está abrangido pelo IRS automático deverá receber primeiro. 

Mais de 800 mil contribuintes já entregaram IRS. Quando há reembolsos?
Notícias ao Minuto

08:26 - 04/04/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia IRS

Mais de 800 mil contribuintes já cumpriram com a obrigação fiscal de entregar a declaração de IRS referente aos rendimentos de 2021. A expectativa, recorde-se, é que o processamento dos reembolsos do IRS se inicie na primeira quinzena de abril - quem está abrangido pelo IRS automático deverá receber primeiro

De acordo com as estatísticas do Portal das Finanças, até às 1h24 desta segunda-feira, dia 4 de abril, foram entregues 836.431 declarações do IRS. A entrega da declaração arrancou na sexta-feira, dia 1 de abril. 

Logo no primeiro dia, sublinhe-se, até às 18h00 foram entregues 456,4 mil declarações, das quais 54% foram submetidas de forma automática, segundo o Ministério das Finanças.

Os contribuintes têm até ao dia 30 de junho para submeter a declaração de rendimentos no Portal das Finanças. Pode ler o guia do Notícias ao Minuto sobre como entregar o IRS aqui.

Notícias ao Minuto Mais de 800 mil contribuintes já entregaram IRS© Reprodução do Portal das Finanças

Processamento dos reembolsos do IRS começa na 1.ª quinzena de abril

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, estima que o processamento dos reembolsos do IRS se inicie na primeira quinzena de abril, devendo os contribuintes abrangidos pelo IRS automático estar entre os primeiros contemplados.

"Começaremos a fazer processamento de reembolsos durante a primeira quinzena de abril", referiu António Mendonça Mendes em declarações à Lusa a propósito do arranque da nova campanha do IRS, na semana passada. 

Para o secretário e Estado dos Assuntos Fiscais, "não há nenhum motivo" para que este ano não se regresse aos prazos de reembolsos observados no período pré-pandemia e que "são prazos que andam à volta dos cerca de 17 dias em média", após a entrega da declaração.  

Esta média, precisou, resulta do prazo médio entre 11 e 12 dias para o processamento dos reembolsos do IRS automático e de entre 19 e 20 dias para o IRS manual.

Leia Também: Combustíveis mais baratos e outras 3 coisas a saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório