Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Alfândega de Leixões funcionará aos sábados até à meia-noite em abril

A alfândega de Leixões passará a funcionar aos sábados até à meia-noite a partir de abril, divulgou hoje a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), contribuindo para melhorar o "desempenho do porto" matosinhense.

Alfândega de Leixões funcionará aos sábados até à meia-noite em abril
Notícias ao Minuto

15:49 - 15/03/22 por Lusa

Economia Leixões

"A partir do dia 01 de abril de 2022 a alfândega de Leixões passará a funcionar aos sábados até às 24:00", pode ler-se num comunicado do Conselho de Administração da APDL enviado hoje à agência Lusa.

Segundo a administração liderada por Nuno Araújo, esta medida, que "muito contribuirá para a melhoria do desempenho do porto de Leixões", foi tomada "no âmbito do trabalho desenvolvido em estreita cooperação com a alfândega de Leixões".

A medida destina-se, por exemplo, à "entrada de contentores cheios para exportação, desde que acompanhados com declaração aduaneira processada", e a contentores com o mesmo propósito "sem declaração aduaneira processada, mas anunciados para o armazém de exportação da Yilport Leixões".

Está também contemplada a "saída de contentores cheios de importação, desde que acompanhados com declaração aduaneira processada".

Quanto a carga geral e granéis, está contemplada a sua entrada e saída, "desde que acompanhados com declaração aduaneira processada" para exportação e importação.

A medida visa ainda a "entrada de mercadorias-UE [União Europeia] (contentores, carga geral ou granéis), no âmbito das trocas intra-UE" e a "saída de mercadorias-UE (contentores, carga geral ou granéis), no âmbito das trocas intra-UE, desde que previamente autorizadas na JUP [janela única portuária] ou documentalmente, pela alfândega".

"Esta alteração permite ainda que a Via Azul da portaria do porto de Leixões ao sábado tenha horário contínuo até às 24:00", refere a administração da APDL, pedindo ainda que se privilegie o acesso pela via referida.

A APDL registou também "com agrado o ambiente de cooperação entre as várias entidades envolvidas" para a tomada desta medida, que, segundo a administração, tem "impacto positivo na competitividade do porto, bem como para as empresas da Comunidade Portuária de Leixões".

Leia Também: Covid-19. DGS ajusta medidas e salienta responsabilidade individual

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório