Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bombeiros pedem "medidas urgentes" para se evitar situação de crise

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) manifestou-se hoje apreensiva com mais uma subida do preço dos combustíveis e pediu ao Governo "medidas urgentes" para se evitar "uma situação de crise" no transporte de doentes urgentes e não urgentes.

Bombeiros pedem "medidas urgentes" para se evitar situação de crise
Notícias ao Minuto

17:53 - 14/03/22 por Lusa

Economia Combustíveis

"O aumento do preço dos combustíveis deixa as associações humanitárias de bombeiros numa situação de enormíssima apreensão dado que, até ao momento, não são conhecidas medidas excecionais compensatórias aplicadas ao setor", refere a LBP, em comunicado.

A Liga dos Bombeiros sustenta que já chamou a atenção dos diferentes ministérios, com envolvimento direto e indireto na matéria dos combustíveis, para "a absoluta indispensabilidade da tomada de medidas que possam minimizar os impactos já sentidos".

Para a LBP, as medidas urgentes de apoio passam pela "extensão das medidas aplicáveis aos táxis e transportes públicos, à autorização para uso do gasóleo profissional, a devolução do IVA em combustíveis às associações humanitárias de bombeiros ou a atualização dos valores estabelecidos por quilómetro percorrido em atividade de transporte de doentes urgentes e não urgentes".

A LBP refere ainda que apelou "uma vez mais ao Governo, em particular ao primeiro-ministro e à ministra da Administração Interna, para que sejam tomadas medidas imediatas para se evitar uma situação de crise, designadamente no transporte de doentes urgentes e não urgentes".

Este novo apelo da LBP surge após o Ministério da Administração Interna ter anunciado, na sexta-feira, que vai transferir 1.500 euros para cada corporação de bombeiros "a título de compensação transitória da comparticipação com encargos com combustíveis", num total aproximado de cerca de 650.000 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório