Em comunicado, a empresa que opera a bolsa portuguesa indicou que "anunciou hoje os resultados da revisão anual para o PSI, que irão acontecer depois do fecho dos mercados na sexta-feira, 18 de março de 2022 e tornar-se efetivos a partir de segunda-feira, 21 de março de 2022".
O atual PSI20, principal índice da bolsa de Lisboa, conta com 19 empresas, sendo que, de acordo com o mesmo comunicado, não entra nenhuma nova sociedade para o índice.
Em agosto do ano passado, a Euronext anunciou, em comunicado, que o índice de referência da bolsa de Lisboa iria deixar de ser PSI20, passando a ser apenas PSI a partir de março deste ano.
"A metodologia do índice também será ajustada para melhorar a liquidez e a eficiência do índice e para melhor responder às necessidades dos utilizadores", referia o texto.
Os ajustamentos na metodologia do índice PSI passam a incluir a determinação de uma dimensão mínima para as empresas entrarem no índice na altura das revisões trimestrais e anuais e a eliminação do requisito de um número mínimo de constituintes.
Estas mudanças surgem depois de "um amplo processo de consulta pública", incluindo utilizadores portugueses e internacionais do índice e pretendem "melhorar a sua atratividade e qualidade", referiu a Euronext.
O PSI deixará de ter obrigatoriamente pelo menos 18 empresas cotadas e o limite inferior do 'free float' da capitalização bolsista das empresas constituintes passará a ser de 100 milhões de euros.
A Euronext gere vários mercados bolsistas europeus, como Paris, Amesterdão, Bruxelas, Dublin, Lisboa, Oslo e Milão.
[Notícia atualizada às 18h46]
Leia Também: Euro sobe e recupera o nível de 1,10 dólares