Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Petróleo já atingiu os 130 dólares por barril e pode "continuar a subir"

Uma análise da XTB, divulgada esta quarta-feira, revela que os preços podem "continuar a subir". 

Petróleo já atingiu os 130 dólares por barril e pode "continuar a subir"
Notícias ao Minuto

14:22 - 09/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia mercados

Esta semana continua a ser marcada pela escalada dos preços do petróleo - Brent do Mar do Norte ou o WTI dos EUA -, que atingiram máximos históricos na segunda-feira, superando brevemente 130 dólares (120 euros) por barril pela primeira vez desde 2008. Uma análise da XTB, divulgada esta quarta-feira, revela que os preços podem "continuar a subir". 

"Ainda não se sabe se a Rússia decidirá ou não proibir as exportações de produtos energéticos. No entanto, as empresas ocidentais começaram a cortar as relações com a Rússia e deixaram de comprar petróleo russo no mercado spot. Se o fornecimento de até 3m bpd for congelado, o preço do petróleo poderá mesmo disparar em direção aos 150-165 dólares por barril", diz a XTB, numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.

Por outro lado, "se a China aumentar as compras de petróleo russo enquanto os outros produtores aumentam a produção com o objetivo de começarem a vender à Europa, os preços do petróleo podem descer abaixo dos 100 dólares logo este ano".

Há momentos, de acordo com o Investing, o Brent descia 4,8% para 121,78 dólares por barril. 

A invasão da Ucrânia determinada pelo Kremlin desencadeou uma onda de sanções internacionais, que dificultam a aquisição de petróleo russo pelas refinarias estrangeiras ou o financiamento para o transporte de matérias-primas da Rússia.

A Rússia é o segundo maior exportador de petróleo bruto do mundo e os investidores receiam possíveis interrupções no fornecimento de hidrocarbonetos.

Por enquanto, as sanções económicas à Rússia pela invasão da Ucrânia não abrangem o setor da energia, mas os Estados Unidos, menos dependentes que a Europa graças à sua produção nacional, já admitiram proibir a importação de petróleo russo.

Leia Também: Cotação do barril de petróleo Brent sobe 3,87% para 127,98 dólares

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório