Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Dia de Carnaval é feriado só para alguns. Quem (e o que) pode decidir?

ACT esclarece que "o Dia de Carnaval não é considerado um feriado obrigatório".

Dia de Carnaval é feriado só para alguns. Quem (e o que) pode decidir?
Notícias ao Minuto

09:03 - 01/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Dia de Carnaval

Esta terça-feira, dia 1 de março, assinala-se o Dia de Carnaval. Há empresas que optaram por conceder este dia de 'folga' aos seus funcionários, enquanto o Governo concedeu tolerância de ponto aos trabalhadores da Função Pública. A questão é que se trata de um feriado facultativo e não obrigatório

É mesmo isso que diz a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT): "O Dia de Carnaval não é considerado um feriado obrigatório".

Afinal, quem (e o que) pode decidir? 

"Este dia pode ser considerado feriado, mediante a decisão do empregador, do instrumento de regulamentação coletiva de trabalho ou do contrato de trabalho", diz a ACT, numa publicação na rede social Twitter. 

Neste caso, diz a Autoridade, aplica-se o artigo 235.º do Código do Trabalho, que diz o seguinte: "Além dos feriados obrigatórios, podem ser observados a título de feriado, mediante instrumento de regulamentação coletiva de trabalho ou contrato de trabalho, a terça-feira de Carnaval e o feriado municipal da localidade". 

Os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços de administração direta do Estado, centrais ou desconcentrados, e institutos públicos têm tolerância de ponto esta terça-feira, de acordo com um despacho do primeiro-ministro.

Numa nota do Executivo lê-se que, "pese embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei, o Governo decidiu, através de despacho assinado pelo primeiro-ministro [António Costa], conceder tolerância de ponto no próximo dia 1 de março".

Leia Também: "Vamos provocar o afundamento da economia russa"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório