Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2019
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 21º

Edição

Presidente de maior acionista da EDP suspenso por gestão duvidosa

O presidente da empresa chinesa que detém o maior numero de ações da EDP, a China Three Gorges, foi suspenso do cargo no âmbito de uma investigação por alegados gastos excessivos e favorecimentos, conta o Jornal de Negócios.

Presidente de maior acionista da EDP suspenso por gestão duvidosa

O presidente da China Three Gorges (CTG), maior acionista da EDP, abandonou o cargo na sequência de uma investigação do Partido Comunista Chinês, que detetou irregularidades na gestão da empresa, avança o Jornal de Negócios.

A investigação tinha como alvo os gastos excessivos de alguns dos gestores do grupo que explora a barragem das 'Três Gargantas', na China, e incluía a existência de favorecimentos na adjudicação de contratos de construção, com alguns gestores a permitirem a entrada de familiares e amigos em projetos, e outros gestores a serem proprietários de vários apartamentos e de veículos mais caros do que o que lhes era permitido.

Nessa sequência, o presidente da empresa, Cao Guangjing, foi afastado da sua liderança, e a sua saída foi anunciada esta segunda-feira pelo dirigente do Partido Comunista Chinês responsável pela distribuição de funções de relevo. Entretanto, no mesmo dia, foi nomeado vice-governador da província de Hubei.

Cao Guangjing será substituído, como chairman da CTG, por Lu Chun, enquanto a liderança executiva ficará com Wang Lin.

Recorde-se que Cao Guangjing envolveu-se diretamente no processo de compra de 21,35% da EDP durante a privatização lançada pelo Governo português no final de 2011, e esteve, ainda, em Portugal em 2012, para a formalização da aquisição, no Ministério das Finanças, em Lisboa.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório