A transação, anunciada hoje numa informação publicada pelo supervisor da bolsa espanhola, a Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), vai ser realizada, através de um aumento de capital da empresa de origem britânica Neon Payments Limited, que por sua vez detém 100% das ações da brasileira Neon Pagamentos.
A operação deverá ter lugar no decorrer do corrente mês, explica o BBVA, que pretende assinar um acordo com os restantes acionistas que incluirá os direitos de proteção dos acionistas minoritários, o que é habitual neste tipo de transações.
Neon é um banco digital fundado em 2016 que facilita o acesso a serviços financeiros para indivíduos, trabalhadores independentes e pequenas empresas no Brasil, com cerca de 15 milhões de contas.
O grupo BBVA já tinha uma participação no banco digital desde 2018, através do fundo de capital de risco Propel, e após esta transação, a participação do BBVA totalizará 29,7% do Neon.
O BBVA sublinha que este investimento tem lugar num contexto de rutura tecnológica sem precedentes, com um forte crescimento dos modelos digitais e inovadores, especialmente no setor financeiro.
O investimento no Neon é adicional aos já realizados pelo BBVA em outras plataformas financeiras digitais, tais como o Atom Bank no Reino Unido e o Solarisbank na Alemanha.
O BBVA também entrou recentemente no mercado italiano com uma oferta 100% digital para clientes retalhistas, com base na sua aplicação para telemóveis.
Leia Também: BBVA ganhou quase dois mil milhões de euros até junho