Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Microsoft no 2.º semestre de 2021 cresce 34% para 39 mil milhões USD

A Microsoft anunciou na terça-feira um lucro de 39,3 mil milhões de dólares (34,7 mil milhões de euros) no segundo semestre de 2021, mais 34% homólogos, para uma faturação de 97 mil milhões de dólares, 21% superior à homóloga.

Microsoft no 2.º semestre de 2021 cresce 34% para 39 mil milhões USD
Notícias ao Minuto

06:40 - 26/01/22 por Lusa

Economia Microsoft

As contas da empresa sediada em Redmond, no Estado de Washington, são divulgadas quando a organização está a apostar na indústria dos videojogos.

Entre os serviços da Microsoft cuja receitas mais cresceu estão o Azure e outros na 'nuvem' (46%), o programa informático para gestão de empresas Dynamics 365 (45%) e o portal para profissionais LinkedIn (37%).

Por seu lado, o crescimento do negócio proporcionado pela consola vídeo Xbox baixou para 10%, depois de em 2020 ter conhecido uma subida sem precedentes, devido ao surgimento da pandemia do novo coronavírus.

Na semana passada, a Microsoft anunciou que vai comprar, por 68,7 mil milhões de dólares, a empresa norte-americana de videojogos Activision Blizzard, o que vai ser a sua maior aquisição até à data e corresponde a uma forte aposta neste setor.

Com esta aquisição, a Microsoft torna-se a terceira maior empresa do setor por faturação, depois da chinesa Tencent e da japonesa Sony.

"Os videojogos são hoje a categoria de entretenimento mais dinâmica e emocionante em todas as plataformas e vão ter um papel-chave no desenvolvimento das plataformas do metaverso", disse, em comunicado, o presidente e administrador-delegado da Microsoft, Satya Nadella.

O metaverso, uma realidade paralela 100% virtual, é um dos grandes objetivos das maiores empresas de Silicon Valley, desde logo da Facebook, que inclusive mudou o nome da sua empresa de controlo ('holding') para Meta, para acentuar a importância deste conceito.

A Microsoft espera que a compra da Activision a ajude a criar um metaverso, onde os utilizadores podem jogar, comprar e relacionar-se por intermédio de avatares.

Além dos videojogos, a faturação dos produtos do sistema operativo Windows, que foi o emblema da empresa durante décadas, teve um crescimento entre 13% e 25%.

Leia Também: Microsoft identifica as 10 "principais tendências" do trabalho em 2021

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório