Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Postos de carregamento Mobi.E aumentam 66,5% em 2021

Os postos de carregamento da rede nacional de mobilidade elétrica (Mobi.E) aumentaram 66,5% para 2.360 em 2021 e o nível de utilização cresceu 48%, acompanhando as vendas de veículos elétricos.

Postos de carregamento Mobi.E aumentam 66,5% em 2021
Notícias ao Minuto

17:33 - 20/01/22 por Lusa

Economia Mobi.e

"O ano de 2021 foi marcado pela quebra mensal sucessiva de recordes na rede nacional de mobilidade elétrica (rede Mobi.E), acompanhando a tendência registada nas vendas de veículos elétricos", apontou, em comunicado a Mobi.E.

O número de postos de carregamento nesta rede aumentou assim, no período em causa, 66,5%, enquanto as vendas de veículos elétricos progrediram 53,1%.

Por sua vez, o número de utilizadores avançou 48% para mais de 58.500, que foram responsáveis por 1,46 milhões de carregamentos, o que se traduziu num crescimento de 56% em comparação com 2020.

Estes utilizadores registaram um consumo de 18,5 gigawatts por hora (GWh) de energia, uma subida de 75%, permitindo reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) em cerca de 13,4 milhões de toneladas (77%).

Já os postos de carregamento cresceram "significativamente" atingindo os 2.360, disponibilizando mais de 4.880 toneladas, "traduzindo-se num ritmo de instalação médio de 18 postos de carregamento por semana".

No total, a cobertura da Mobi.E chegou, até ao final de 2021, a 302 municípios, "que representam uma cobertura geográfica superior a 98%".

"A transição para a mobilidade elétrica é uma realidade que importa agora consolidar com a confiança crescente dos utilizadores na rede Mobi.E. O sucesso alcançado em 2021 dá um grande alento para enfrentarmos os exigentes desafios dos próximos anos, em termos de posicionamento nos critérios de potência previstos na futura legislação europeia e no cumprimento dos objetivos de descarbonização", afirmou, citado no mesmo documento, o presidente da Mobi.E, Luís Barroso.

A Mobi.E, S.A., é uma empresa pública que atua, desde 2015, como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), assumindo a responsabilidade da gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétricos, segundo a informação disponível na sua página na internet.

Leia Também: Afinal, carregamento de carros elétricos não será mais caro este ano

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório