Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Afinal, carregamento de carros elétricos não será mais caro este ano

Estado vai compensar o aumento de preços por parte da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Afinal, carregamento de carros elétricos não será mais caro este ano
Notícias ao Minuto

13:22 - 04/01/22 por Notícias ao Minuto

Auto Mobi.e

Se tem um automóvel elétrico, não se preocupe. Afinal, os preços do carregamento na via pública não irão ficar mais caros. Isto porque, apesar do aumento de preços por parte da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o Estado irá cobrir esse aumento, ficando assim tudo igual a 2021.

"A partir de janeiro de 2022, o Fundo Ambiental irá financiar os utilizadores de carros elétricos, compensando-os pelo aumento das tarifas determinado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Com este apoio, os utilizadores finais pagarão o mesmo do que em 2021", começa por ler-se num comunicado do Ministério do Ambiente.

"Este é um apoio para um setor emergente, de reduzida dimensão, mas determinante para Portugal atingir os objetivos a que se vinculou. Assim, na atual conjuntura de incerteza na evolução da tarifa de energia no setor elétrico, importa manter alguma estabilidade nos preços de carregamento na rede de mobilidade elétrica nacional, através de um apoio aos utilizadores de veículos elétricos que ajude a promover a adoção deste tipo de veículos", acrescenta o comunicado.

Como será aplicada a redução do preço?

Segundo explica o Ministério do Ambiente "este aumento será compensado através da aplicação de um desconto, a figurar nas faturas dos utilizadores de veículos elétricos, pago pelo Fundo Ambiental".

Feitas as contas, por cada carregamento feito na rede de mobilidade elétrica da Mobi.e será realizado um desconto na fatura no valor de 0,2614 euros, o que coloca o preço igual ao de 2021 (0,1657 euros).

Recorde-se que os preços das tarifas da Entidade Gestora de Mobilidade Elétrica (EGME) para 2022 passaram para 0,2964 euros, o que se traduz num aumento de 79% em relação ao valor aplicado nas tarifas de 2021: 0,1657 euros.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório