Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

EDP. Três quartos da eletricidade produzida em 2021 teve origem renovável

Três quartos da eletricidade produzida pela EDP em 2021 teve origem renovável, com a eólica a representar quase metade da produção total, num ano em que a hídrica diminuiu significativamente após a venda de seis barragens em Portugal.

EDP. Três quartos da eletricidade produzida em 2021 teve origem renovável
Notícias ao Minuto

17:34 - 20/01/22 por Lusa

Economia EDP

Em comunicado ao mercado, a EDP informa que "as energias renováveis representaram 75% da eletricidade gerada pela EDP em 2021", ano em que "a geração eólica aumentou 5% em comparação com o período homólogo, principalmente impulsionada pela Europa e Brasil, como resultado de maior capacidade instalada".

Por outro lado, refere, "a produção hídrica diminuiu significativamente devido principalmente à alienação de 1,7 GW de seis centrais hidroelétricas em Portugal em dezembro de 2020, que contribuíram com 3,4 TWh de geração em 2020".

"Excluindo este impacto, a produção hídrica na Península Ibérica diminuiu 1% no período, principalmente devido à fraca produção hídrica no quarto trimestre (o coeficiente de geração hídrica foi 57% abaixo da média histórica)", lê-se no comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com os dados hoje divulgados, a produção eólica aumentou 5% em 2021, para 29.592 GWh, representando 49% do total (60.929 GWh) de energia produzida pelo grupo liderado por Miguel Stilwell d'Andrade.

No mesmo período, a hídrica contribui com 25% da produção do grupo, e a solar -- representando apenas 1% do total -- foi a fonte que mais cresceu ao longo do ano, com um acréscimo de 176%, para 733 GWh.

Em 2021, a eletricidade produzida a partir de gás natural recuou 34%, enquanto a carvão cresceu 30%, impulsionada pelo Brasil, onde mais do que duplicou face ao ano anterior, devido ao período de seca que o país atravessou e que só foi interrompido em dezembro.

Desde o início do ano, foram adicionados ao portfólio 2,3 GW de capacidade bruta de energia eólica e solar e no final do ano a EDP tinha 1,8 GW de capacidade em construção.

Segundo o comunicado, os volumes de eletricidade distribuída em Portugal aumentaram 1% em 2021.

Em Espanha, houve um aumento de 87% da eletricidade distribuída, o que é principalmente justificado pela aquisição da Viesgo em dezembro de 2020.

No Brasil, a distribuição de energia elétrica cresceu 6% face ao período homólogo, também em resultado da recuperação económica, adianta.

No negócio de comercialização, na Península Ibérica, o volume comercializado de eletricidade aumentou 2% face ao período homólogo, explicado pelo crescimento dos volumes comercializados com clientes industriais em Espanha, nomeadamente no último trimestre do ano.

Já no gás, os volumes vendidos diminuíram 30% face ao período homólogo, o que é explicado pela alienação das atividades de comercialização com clientes residenciais em Espanha no final de 2020.

O grupo destaca ainda que o preço médio grossista da eletricidade em 2021 atingiu os 119,1 euros/MWh, na sequência do forte aumento, em particular no quarto trimestre, que registou um preço spot médio de 211,1 euros/MWh.

Leia Também: Concurso para conversão da central do Pego recebeu seis propostas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório