Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Comércio entre China e África atinge valor recorde em 2021

O comércio entre China e África subiu 35%, no ano passado, para o valor recorde de 254 mil milhões de dólares (223 mil milhões de euros), segundo dados divulgados hoje pelas alfândegas da China.

Comércio entre China e África atinge valor recorde em 2021
Notícias ao Minuto

10:01 - 20/01/22 por Lusa

Economia Comércio

A subida homóloga equivale a um aumento de 65 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros) nas trocas comerciais, atestando a crescente importância da China nas cadeias de abastecimento.

O país asiático foi o primeiro a superar a pandemia da covid-19, após ter adotado restritas medidas de prevenção, incluindo o isolamento de cidades com milhões de habitantes, no primeiro trimestre de 2020.

Os exportadores chineses beneficiaram com a permissão para retomar a atividade, enquanto os concorrentes estrangeiros enfrentaram restrições. Esta vantagem foi mantida em 2021, à medida que outros governos renovaram as medidas de contenção em resposta à disseminação de novas variantes do coronavírus.

O aumento das trocas comerciais reflete assim, sobretudo, o aumento das exportações da China para África.

Nos anos anteriores, a balança comercial manteve-se equilibrada, com cerca de 100 mil milhões de dólares (88 mil milhões de euros) em compras e vendas de cada lado.

No ano passado, porém, a China exportou um total de 148 mil milhões de dólares (130 mil milhões de euros) e importou apenas 106 mil milhões (93 mil milhões de euros).

De acordo com os dados da Administração Geral das Alfândegas da China, Angola foi o segundo país africano que mais exportou para a China, ultrapassada apenas por África do Sul.

Luanda faturou 21 mil milhões de dólares (18 mil milhões de euros) em vendas para a China.

A nível global, no entanto, África representou apenas 4,2% do comércio internacional da China em 2021. O continente está entre os menores parceiros regionais do país asiático, ultrapassando apenas o golfo pérsico.

Leia Também: África ultrapassou os 10,4 milhões de casos e 235 mil mortes

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório