Aprovado regime transitório de execução orçamental. Em vigor até haver OE

Regime transitório de execução orçamental vai vigorar até haver Orçamento do Estado para 2022.

Ministério das Finanças

© iStock

Notícias ao Minuto
16/12/2021 16:02 ‧ 16/12/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

OE

O Governo aprovou, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, o regime transitório de execução orçamental, que estará em vigor até existir um Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). 

"Foi aprovado o regime transitório de execução orçamental que vigorará até à entrada em vigor do Orçamento do Estado para o ano de 2022", pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros. 

O documento do Executivo não fornece mais detalhes sobre este regime transitório, mas certo é que o OE2022 só entrará em vigor depois de conhecidos os resultados das eleições antecipadas, previstas para janeiro do próximo ano. 

Foi no dia 27 de outubro que o parlamento 'chumbou' a proposta de OE2022 com os votos contra do PSD, BE, PCP, CDS-PP, PEV, Chega e IL, voto a favor do PS e abstenção do PAN e das duas deputadas não inscritas, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

O inédito 'chumbo' seguiu-se a meses de conversações entre o PS e os partidos à sua esquerda, bem como a um debate de apreciação, na generalidade, que já indiciava a provável rejeição parlamentar do documento.

No arranque da discussão, ainda em sede de comissão, no dia 22 de outubro, o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, afirmou no parlamento que o país precisava de um Orçamento do Estado "responsável", mas isso não foi suficiente para demover os votos contra dos partidos à esquerda.

Leia Também: Programa de estágios no Estado conta com mais 1.000 vagas em 2022

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas