Produção industrial alemã sobe 2,8% em outubro face a setembro

A produção industrial alemã subiu 2,8% em outubro face ao mês anterior e caiu 0,6% face ao mesmo mês de 2020, de acordo com os dados provisórios divulgados hoje pelo instituto federal de estatística alemão (Destatis).

Alemanha bandeira

© iStock

Lusa
07/12/2021 11:23 ‧ 07/12/2021 por Lusa

Economia

Alemanha

Em comparação com fevereiro de 2020, o mês anterior à introdução de restrições para conter a pandemia do coronavírus, a produção em outubro foi 6,5% inferior.

Entretanto, o Destatis corrigiu os dados do declínio da produção em setembro, de 1,1% para 0,5% face a agosto e de 1,0% para 0,4% face ao mesmo mês de 2020.

No setor industrial, a produção em outubro aumentou 3,2% em relação a setembro e a produção de bens de investimento avançou 8,2%.

A produção de veículos e componentes recuperou 12,6% em outubro e a de máquinas 5,0%.

A produção de bens intermédios e de consumo diminuiu 0,4% e 0,1%, respetivamente.

Além da própria produção industrial, a produção de energia elétrica aumentou 0,9% e a atividade de construção 1,2%.

A produção industrial tem sido travada desde o início do ano por problemas de abastecimento de importantes produtos intermédios e matérias-primas, de modo que nos meses de verão foi parcialmente reduzida consideravelmente, salienta o ministério da Economia alemão num comunicado.

Os dados de outubro constituem um "lampejo de esperança numa situação económica tensa", mesmo que as perdas de produção desde o início do ano ainda não tenham sido compensadas, acrescenta.

Apesar da recuperação no fabrico de veículos e máquinas, ambos os setores têm sido afetados durante meses pela escassez, principalmente de semicondutores, de modo que a produção de veículos se mantém significativamente abaixo dos níveis pré-crise.

As perspetivas para a indústria continuam a ser moderadas, como também se refletem em vários indicadores de confiança; além disso, espera-se que os problemas de abastecimento continuem durante pelo menos vários meses.

Leia Também: Alemanha. Sociais-democratas, verdes e liberais assinam acordo de governo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas