Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Planear e reutilizar: Sete dicas para um Natal mais sustentável

O período do Natal é, normalmente, marcado por mais compras, despesas e desperdícios. Quer que este ano seja diferente? Estas dicas são para si.

Planear e reutilizar: Sete dicas para um Natal mais sustentável
Notícias ao Minuto

08:39 - 05/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Dicas

Com a entrada em dezembro aproxima-se, a passos largos, o Natal. Este é, por norma, um período de mais despesas, mais consumo e desperdício. Contudo, este ano pode ser diferente. 

É neste sentido que a empresa especializada em finanças pessoais Doutor Finanças dá sete dicas para que este Natal seja mais sustentável. A chave é "planear e reutilizar". Tome nota: 

1. Faça a sua árvore de Natal (ou alugue um pinheiro) - "Se gosta de ser criativo e fazer trabalhos manuais, aproveite para criar uma árvore de Natal personalizada. Utilize fotografias, postais, troncos de madeira ou luzes decorativas para decorar a parede e formar uma árvore (uma ótima opção para quem tem pouco espaço em casa).

Pode também criar a sua árvore com livros, materiais reciclados ou decorações de Natal antigas que tenha em casa. Se faz questão de ter uma árvore de Natal tradicional, considere comprar um pinheiro verdadeiro (uma opção melhor para o ambiente, em vez de comprar uma árvore de plástico) ou alugar um Pinheiro Bombeiro."

2. Crie a sua decoração num Natal mais sustentável - "Pense na decoração como um projeto criativo, em que pode até envolver as crianças. Dê largas à imaginação."

3. Reduza o consumo e faça compras conscientes

  • "Escolha um presente que perdure no tempo: não compre apenas por comprar, escolha presentes que possam ter significado e valor para a outra pessoa e que perdurem no tempo;
  • Ofereça experiências em vez de presentes: um bilhete para um espetáculo, um workshop, uma atividade de aventura;
  • Faça os seus próprios presentes: seja comida, pintura ou costura, utilize a sua criatividade para oferecer lembranças úteis e originais;
  • Organize um “Amigo Secreto”: se tem uma família numerosa ou muitos grupos de amigos, considere organizar o sorteio “amigo secreto” para poupar dinheiro e presentes desnecessários. Pode até utilizar a versão online se não conseguir reunir todos para fazer o sorteio.
  • Compre no comércio tradicional: opte por fazer compras nas lojas de bairro. Não só ajuda os pequenos comerciantes como é possível que encontre presentes mais singulares.
  • Utilize sacos de compras reutilizáveis: a entrega gratuita de sacos de plástico já não é permitida. Por isso, não só estará a ajudar o ambiente, como efetivamente a poupar dinheiro."

4. Reutilize o papel de embrulho - "Dizem que o interior é que conta, e aqui não é exceção. Por muito bonito que seja um embrulho, na maior parte dos casos, o papel utilizado acaba por ser rasgado e deitado no lixo, um verdadeiro desperdício."

5. Planeie as refeições e evite o desperdício

  • "Faça um menu para os dias festivos e uma lista de compras com as respetivas quantidades;
  • Opte por levar recipientes e comprar a granel, sempre que for possível, evitando o uso excessivo de embalagens e ajustando a compra de ingredientes às quantidades necessárias;
  • Evite comprar as comidas tradicionais só porque fica bem ter na mesa, sobretudo quando sabe que não são apreciadas pelos familiares.
  • Pense antecipadamente o que pode fazer com o excesso de comida:
  • Oferecer a alguns convidados para levarem consigo os excessos (precisará de ter recipientes ou pode pedir para cada um trazer);
  • Congelar para mais tarde ou cozinhar combinações alternativas de ingredientes;
  • Entregar a associações locais (como a Refood) ou restaurantes que aceitem refeições para distribuição a pessoas desfavorecidas."

6. Natal mais sustentável se reduzir consumo energético - "Um Natal mais sustentável não tem de ser enfadonho. A iluminação de Natal faz parte da magia desta época festiva, contudo, se não quer ver disparar a sua conta de eletricidade, deve ter em atenção algumas boas práticas:

  • Opte por utilizar luzes e decorações em LED ou fibra ótica;
  • Utilize as luzes decorativas como iluminação principal, substituindo a luz da própria divisão;
  • Ligue as luzes apenas quando estão pessoas nas divisões, e desligue à noite, quando vai dormir."

7. Organize as deslocações para um Natal mais sustentável - "As deslocações também fazem parte deste período festivo, uma vez que muitas pessoas rumam às suas terras de origem para celebrar a quadra com os seus familiares. A pensar na otimização das viagens, considere dar ou apanhar boleia com um amigo ou familiar, reduzindo o número de viaturas ou então recorrer aos transportes públicos, como a Rede Expressos ou a CP."

Leia Também: "Situação nova" justifica encerramento de serviços do Garcia de Orta

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório