Embraer e Pratt & Whitney anunciam testes de combustível sustentável

A fabricante de aeronaves brasileira Embraer anunciou hoje a assinatura de um memorando de entendimento com a Pratt & Whitney para estudar uma fórmula de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês).

Hoje celebra-se o dia da aviação civil e temos 10 curiosidades para si

© iStock

Lusa
30/11/2021 14:40 ‧ 30/11/2021 por Lusa

Economia

Combustível Sustentável

Segundo informou a Embraer num comunicado, as equipas técnicas das duas empresas trabalharão em conjunto para definir um plano integrado de testes de solo e voo com uso de 100% de SAF numa aeronave E195-E2, da Embraer.

"O SAF é produzido a partir de matérias-primas renováveis, como óleo de cozinha usado ou resíduos sólidos urbanos, e podem reduzir as emissões de CO2 do ciclo de vida em até 80%, em comparação com o combustível fóssil para aviação", explicou a fabricante brasileira.

Atualmente, os padrões técnicos elaborados pela ASTM International permitem que as aeronaves operem com SAF em misturas de até 50% com querosene.

No enanto, a Embraer frisou que a colaboração entre fabricantes aeronáuticos (OEMs, na sigla em inglês), fornecedores de combustível e reguladores poderá permitir que novos padrões certifiquem voos realizados totalmente com combustível sustentável.

"Temos o compromisso de aprimorar continuamente a eficiência e o desempenho de nossos produtos e, ao ampliar ainda mais sua compatibilidade com o SAF, possibilitaremos que nossos clientes operem da forma mais sustentável possível", destacou  Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

Já Graham Webb, diretor de Sustentabilidade da Pratt & Whitney, frisou que a empresa atua em testes e certificação de SAF há quase duas décadas e que a parceria com a Embraer para testar as aeronaves E-Jets E2 com 100% SAF se alinha à meta de emissões líquidas zero para 2050 da empresa brasileira.

 "Por meio de nossa busca constante por tecnologias de propulsão de aeronaves mais eficientes, estamos determinados a apoiar nossos clientes a alcançar suas metas de emissões líquidas de CO2 zero até 2050 e garantir que nossos motores estejam prontos para operação com 100% SAF", afirmou o executivo.

A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 lugares e tem mais de 100 clientes em todo o mundo.

A empresa brasileira mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Em Portugal, no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, funcionam duas fábricas da Embraer, sendo que a empresa também é acionista da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, com 65% do capital, em Alverca.

Leia Também: Mandato da nova presidente da ANAC termina em setembro de 2022

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas