Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Embraer e Pratt & Whitney anunciam testes de combustível sustentável

A fabricante de aeronaves brasileira Embraer anunciou hoje a assinatura de um memorando de entendimento com a Pratt & Whitney para estudar uma fórmula de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês).

Embraer e Pratt & Whitney anunciam testes de combustível sustentável
Notícias ao Minuto

14:40 - 30/11/21 por Lusa

Economia Combustível Sustentável

Segundo informou a Embraer num comunicado, as equipas técnicas das duas empresas trabalharão em conjunto para definir um plano integrado de testes de solo e voo com uso de 100% de SAF numa aeronave E195-E2, da Embraer.

"O SAF é produzido a partir de matérias-primas renováveis, como óleo de cozinha usado ou resíduos sólidos urbanos, e podem reduzir as emissões de CO2 do ciclo de vida em até 80%, em comparação com o combustível fóssil para aviação", explicou a fabricante brasileira.

Atualmente, os padrões técnicos elaborados pela ASTM International permitem que as aeronaves operem com SAF em misturas de até 50% com querosene.

No enanto, a Embraer frisou que a colaboração entre fabricantes aeronáuticos (OEMs, na sigla em inglês), fornecedores de combustível e reguladores poderá permitir que novos padrões certifiquem voos realizados totalmente com combustível sustentável.

"Temos o compromisso de aprimorar continuamente a eficiência e o desempenho de nossos produtos e, ao ampliar ainda mais sua compatibilidade com o SAF, possibilitaremos que nossos clientes operem da forma mais sustentável possível", destacou  Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

Já Graham Webb, diretor de Sustentabilidade da Pratt & Whitney, frisou que a empresa atua em testes e certificação de SAF há quase duas décadas e que a parceria com a Embraer para testar as aeronaves E-Jets E2 com 100% SAF se alinha à meta de emissões líquidas zero para 2050 da empresa brasileira.

"Por meio de nossa busca constante por tecnologias de propulsão de aeronaves mais eficientes, estamos determinados a apoiar nossos clientes a alcançar suas metas de emissões líquidas de CO2 zero até 2050 e garantir que nossos motores estejam prontos para operação com 100% SAF", afirmou o executivo.

A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 lugares e tem mais de 100 clientes em todo o mundo.

A empresa brasileira mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Em Portugal, no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, funcionam duas fábricas da Embraer, sendo que a empresa também é acionista da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, com 65% do capital, em Alverca.

Leia Também: Mandato da nova presidente da ANAC termina em setembro de 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório