Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Produção industrial acentua descida para 6,7% em outubro

O índice de produção industrial registou uma queda homóloga de 6,7% em outubro, acentuando a descida homóloga de 5,6% em setembro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Produção industrial acentua descida para 6,7% em outubro
Notícias ao Minuto

11:51 - 30/11/21 por Lusa

Economia produção industrial

Esta evolução foi particularmente influenciada pelo agrupamento de energia, com uma descida de 26,1% em outubro, sem o qual o índice agregado teve uma queda de 1,8%, recuperando 0,9 pontos percentuais face a setembro.

Já a taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras caiu 3,9% em outubro, mais do que a descida de 3,6% em setembro.

Segundo os dados do INE, todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram descidas homólogas, exceto o de bens intermédios.

O agrupamento de energia apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total, originado por uma queda homóloga de 26,1%, contra uma descida de 16,9% no mês anterior.

Os agrupamentos de bens de investimento e de bens de consumo registaram descidas homólogas de 10,3% e de 0,8%, respetivamente, contra quebras de 13,7% e 4,6% em setembro.

O INE destaca o agrupamento de bens intermédios como o único contributo positivo, ainda assim, passando de uma taxa de variação de 4,5%, em setembro, para 1,1% em outubro.

A variação mensal do índice agregado foi 0,5%, contra 1,4% no mês anterior, segundo o instituto.

Leia Também: Taxa de inflação homóloga da zona euro quase nos 5% em novembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório