Subsídio social de desemprego sobe em 2022 à boleia da atualização do IAS

O indexante de apoios sociais (IAS) deverá subir para 443 euros em 2022. Isto significa que vários apoios, entre os quais o subsídio social de desemprego, também vão crescer. 

Notícia

© shutterstock

Notícias ao Minuto
30/11/2021 10:15 ‧ 30/11/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

IAS

Os dados provisórios da inflação, divulgados esta terça-feira pelo INE, revelam que o indexante de apoios sociais (IAS) deverá subir para 443 euros em 2022, em virtude da variação média nos últimos 12 meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC), sem habitação, que foi de 0,99%. Isto significa que vários apoios, entre os quais o subsídio social de desemprego, também vão crescer. 

Isto porque na ausência de crescimento económico igual ou superior a 2% na média dos últimos ano, a inflação média dos últimos 12 meses, sem contar preços da habitação, é o indicador a ter em conta. 

A taxa de inflação terá acelerado para 2,6% em novembro, de acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pela agência de estatísticas portuguesa.  Segundo a estimativa rápida do INE, a variação média anual da inflação foi de 1,02% e, retirando a habitação, foi de 0,99%.

A atualização salarial da função pública para 2022 deverá manter-se em 0,9%, como proposto pelo Governo, tendo em conta a variação média da inflação anual em outubro, publicada hoje pelo INE.

Leia Também: PJ apreende cocaína suficiente para 270 mil doses e detém oito suspeitos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas