Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 22º

Certificado digital regressa: Eis como verificar se é (ou não) válido

Comerciantes devem instalar a app Passe Covid, de modo a verificar a validade dos certificados dos clientes.

Certificado digital regressa: Eis como verificar se é (ou não) válido
Notícias ao Minuto

10:56 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Certificado digital

O certificado digital Covid-19 volta a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, ginásios e eventos com lugares marcados, já a partir do dia 1 de dezembro. As empresas do setor devem, por isso, instalar uma aplicação que permite verificar se um determinado certificado é ou não válido. 

Neste sentido, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) recorda que os comerciantes devem instalar a app Passe Covid

"Com esta aplicação, instalada num telemóvel com câmara que leia código QR, é possível verificar se o certificado do cliente está atual ou não", explica a Associação, no mais recente Boletim Diário. 

A apresentação de certificado digital, que pode ser de vacinação, testagem ou recuperação, tinha sido dispensada no âmbito das últimas medidas de desconfinamento, mas a obrigatoriedade regressa agora face ao agravamento da situação epidemiológica.

A AHRESP recomenda ainda que "se um cliente não tiver o certificado, poderá aconselhar a solicitá-lo através do portal do SNS e da aplicação SNS 24, ou em mais de 750 Espaços Cidadão que existem em Portugal continental e através do serviço SNS 24 Balcão, disponível em várias juntas de freguesia".

Leia Também: AHRESP propõe "mecanismos robustos de apoio" perante novas restrições

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório