Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Ainda tem notas de escudo em casa? BdP lembra que ainda as pode trocar

Se ainda tem notas de escudo em casa saiba que pode trocá-las por euros até fevereiro do próximo ano. O BdP sublinha, contudo, que "ninguém está mandatado para ir a sua casa recolher notas em nome" do supervisor da banca. 

Ainda tem notas de escudo em casa? BdP lembra que ainda as pode trocar
Notícias ao Minuto

08:51 - 25/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia notas de escudo

O Banco de Portugal (BdP) lembra que os portugueses que ainda tenham notas de escudo em casa podem trocá-las, junto do supervisor, até ao dia 28 de fevereiro de 2022. O BdP sublinha, contudo, que "ninguém está mandatado para ir a sua casa recolher notas em nome" do supervisor da banca. 

Este é um alerta para os cidadãos, que podem esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema através do número de telefone 213 130 000 ou info@bportugal.pt, de acordo com um post publicado na rede social Twitter. 

No início do mês, recorde-se, o BdP disse que a última série de notas de escudos pode ser trocada, presencialmente ou por correio, até fevereiro do próximo ano e ainda há 11 milhões de notas por trocar, que perfazem um total de 95 milhões de euros.

A troca pode ser efetuada na tesouraria do BdP ou através de correio registado com valor declarado.

Neste último caso, as notas terão que ser acondicionadas num envelope, juntamente com os elementos de identificação de proprietário, que, por sua vez, terá que ser colocado dentro de outro sobrescrito remetido ao departamento de emissão e tesouraria do supervisor financeiro.

O euro foi criado a 1 de janeiro de 1999, tendo sido fixado, na altura, que um euro correspondia a 200,482 escudos. Três anos depois, o euro entrou em circulação em 12 Estados-membros.

A 1 de março de 2002, as notas de escudo perderam o curso legal, sendo que, durante dois meses, o euro circulou, em simultâneo, com a divisa nacional.

Leia Também: Bolsa de Lisboa abre a subir 0,50%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório