Ainda tem notas de escudo em casa? BdP lembra que ainda as pode trocar

Se ainda tem notas de escudo em casa saiba que pode trocá-las por euros até fevereiro do próximo ano. O BdP sublinha, contudo, que "ninguém está mandatado para ir a sua casa recolher notas em nome" do supervisor da banca. 

Mais de três mil notas de 500 escudos foram trocadas até esta semana

© Reprodução

Notícias ao Minuto
25/11/2021 08:51 ‧ 25/11/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

notas de escudo

O Banco de Portugal (BdP) lembra que os portugueses que ainda tenham notas de escudo em casa podem trocá-las, junto do supervisor, até ao dia 28 de fevereiro de 2022. O BdP sublinha, contudo, que "ninguém está mandatado para ir a sua casa recolher notas em nome" do supervisor da banca. 

Este é um alerta para os cidadãos, que podem esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema através do número de telefone 213 130 000 ou info@bportugal.pt, de acordo com um post publicado na rede social Twitter. 

No início do mês, recorde-se, o BdP disse que a última série de notas de escudos pode ser trocada, presencialmente ou por correio, até fevereiro do próximo ano e ainda há 11 milhões de notas por trocar, que perfazem um total de 95 milhões de euros.

A troca pode ser efetuada na tesouraria do BdP ou através de correio registado com valor declarado.

Neste último caso, as notas terão que ser acondicionadas num envelope, juntamente com os elementos de identificação de proprietário, que, por sua vez, terá que ser colocado dentro de outro sobrescrito remetido ao departamento de emissão e tesouraria do supervisor financeiro.

O euro foi criado a 1 de janeiro de 1999, tendo sido fixado, na altura, que um euro correspondia a 200,482 escudos. Três anos depois, o euro entrou em circulação em 12 Estados-membros.

A 1 de março de 2002, as notas de escudo perderam o curso legal, sendo que, durante dois meses, o euro circulou, em simultâneo, com a divisa nacional.

Leia Também: Bolsa de Lisboa abre a subir 0,50%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas