Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Gasóleo desceu 0,6 cêntimos/litro e a gasolina subiu 0,2 na última semana

O preço médio de venda ao público (PMVP) do gasóleo desceu 0,6 cêntimos por litro entre 08 e 15 de novembro e o da gasolina subiu 0,2 cêntimos por litro, segundo a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE).

Gasóleo desceu 0,6 cêntimos/litro e a gasolina subiu 0,2 na última semana
Notícias ao Minuto

13:15 - 17/11/21 por Lusa

Economia Crise/Energia

De acordo com o Relatório Semanal sobre Combustíveis, publicado hoje pela ENSE, "o PMVP desceu 0,6 cts/l [cêntimos por litro] no gasóleo simples e aumentou 0,2 cts/l na gasolina simples", entre os dias 08 e 15 de novembro.

No mesmo período, os preços de referência da ENSE registaram uma redução de 1,0 cts/l e de 0,4 cts/l no gasóleo simples e na gasolina simples, respetivamente.

"A semana de 08 a 12 de novembro ficou marcada por alguma volatilidade, reagindo, por um lado, às notícias da previsão de uma trajetória de aumento da procura global de petróleo bruto e produtos petrolíferos e, por outro, à informação divulgada no relatório mensal da OPEP", apontou a entidade.

A semana ficou ainda marcada pela revisão em baixa da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ao crescimento da procura global daquela matéria-prima (uma subida de 5,7 milhões de barris diários em 2021), em consequência do aumento dos preços da energia a nível global, bem como pela ameaça da Bielorrússia de bloquear o gasoduto que liga a Rússia à Europa.

"O cenário do lado da oferta do mercado refletiu estas oscilações, tendo o petróleo Brent começado a semana a valer 83,43 dólares (fecho da primeira sessão) e encerrado a sessão de 12 de novembro de 2021 a valer 82,17 dólares (uma redução de 1,26 dólares)", sublinhou a ENSE.

Leia Também: Governo disponível para reduzir taxas aos pescadores, garante ministro

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório