Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Entidades assinam compromisso para antecipar metas de reciclagem do vidro

Nove entidades das mais importantes relacionadas com a cadeia de valor do vidro assinaram um compromisso para antecipar em cinco anos as metas de reciclagem, e querem que em 2025 75% das embalagens de vidro sejam recicladas.

Entidades assinam compromisso para antecipar metas de reciclagem do vidro
Notícias ao Minuto

16:02 - 15/11/21 por Lusa

Economia Reciclagem

Os nove agentes económicos, que já assinaram o compromisso, querem garantir que dentro de quatro anos 75% de todas as embalagens de vidro colocadas no mercado vão para reciclagem, de acordo com informação que hoje divulgaram.

As metas nacionais de embalagens de vidro são de 70% em 2025 e 75% em 2030.

De acordo com um comunicado sobre o assunto as nove entidades uniram-se para desenhar uma estratégia para cumprir e antecipar as metas, e dizem que antecipar a meta dos 75% é um "objetivo desafiante, mas possível", com base na colaboração e com o apoio dos "demais intervenientes na gestão dos resíduos urbanos em Portugal".

Assinaram o compromisso a Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV), a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE), a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), a Associação Cervejeiros de Portugal (APCV), a Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB)e a Sociedade Ponto Verde.

Para alcançar a meta as nove entidades propõem quatro eixos de atuação prioritários, entre eles o sistema de recolha e a comunicação e sensibilização.

A união entre os agentes económicos, dizem no comunicado, leva à redução do consumo de matérias-primas e de energia, reduz a pegada carbónica e aumenta a circularidade do vidro como material de embalagem.

Leia Também: Hospital de Faro ganha angiógrafo para tratar vítimas de AVC

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório