Os nove agentes económicos, que já assinaram o compromisso, querem garantir que dentro de quatro anos 75% de todas as embalagens de vidro colocadas no mercado vão para reciclagem, de acordo com informação que hoje divulgaram.
As metas nacionais de embalagens de vidro são de 70% em 2025 e 75% em 2030.
De acordo com um comunicado sobre o assunto as nove entidades uniram-se para desenhar uma estratégia para cumprir e antecipar as metas, e dizem que antecipar a meta dos 75% é um "objetivo desafiante, mas possível", com base na colaboração e com o apoio dos "demais intervenientes na gestão dos resíduos urbanos em Portugal".
Assinaram o compromisso a Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV), a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE), a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), a Associação Cervejeiros de Portugal (APCV), a Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB)e a Sociedade Ponto Verde.
Para alcançar a meta as nove entidades propõem quatro eixos de atuação prioritários, entre eles o sistema de recolha e a comunicação e sensibilização.
A união entre os agentes económicos, dizem no comunicado, leva à redução do consumo de matérias-primas e de energia, reduz a pegada carbónica e aumenta a circularidade do vidro como material de embalagem.
Leia Também: Hospital de Faro ganha angiógrafo para tratar vítimas de AVC