Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Madeira com cobertura quase integral de fibra ótica até 2022

O presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, anunciou hoje que a Madeira terá uma cobertura "praticamente integral" da rede de fibra ótica até ao final de 2022.

Madeira com cobertura quase integral de fibra ótica até 2022
Notícias ao Minuto

19:14 - 11/11/21 por Lusa

Economia Altice

Foram assinados na Madeira, ao longo do dia, cinco protocolos em cinco diferentes concelhos, que garantem a continuidade da expansão da rede de fibra ótica e na rede móvel da região.

Numa das cerimónias, no Funchal, Alexandre Fonseca salientou que a empresa investiu, nos últimos quatro anos, 35 milhões de euros na região autónoma, que permitiu à Madeira ter neste momento um dos "mais elevados índices de cobertura do ponto de vista da rede de fibra ótica face ao total da população".

De acordo com a operadora, a Madeira atingirá, no final deste ano, "os 97% de cobertura de fibra ótica, que será praticamente integral no final de 2022".

No que diz respeito à rede móvel, o presidente executivo da Altice revelou que, apesar de "cerca de 99,5% dos madeirenses já terem acesso à rede 4G" da operadora, serão construídas mais 12 estações, uma das quais no Funchal.

Além das novas estações, a operadora assegura que vai servir mais cinco novos túneis com rede móvel 4G e "proceder à modernização da rede 4G em 26 dos 60 túneis da região".

O responsável realçou, igualmente, que, "quando for possível lançar serviços 5G, algo que não depende dos operadores, mas sim do regulador setorial, a Madeira estará com certeza no pelotão da frente da disponibilização destes tão importantes serviços da rede móvel de nova geração".

Também presente na cerimónia, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, realçou que a transição digital é um desafio que a região tem de ganhar, argumentando que a condição ultraperiférica da Madeira fica ultrapassada com uma economia digital.

O chefe do executivo referiu ainda que a Madeira "é a região do país mais avançada na digitalização escolar" e sublinhou que o número de empresas tecnológicas com sede no município do Funchal cresceu 39,8% entre os meses de outubro de 2020 e 2021.

Leia Também: 5G: Altice recorda que incrementos de 1% estavam previstos no leilão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório