Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Acabou de ser nomeado gestor de equipa? Evite estes 10 erros frequentes"

Um artigo escrito por Cátia Silva, Head of Open Courses Business Development e Multimodal Learning & Development Advisor na CEGOC.

"Acabou de ser nomeado gestor de equipa? Evite estes 10 erros frequentes"
Notícias ao Minuto

08:33 - 05/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Trabalho

"Liderar é um desafio enorme, sobretudo para profissionais que são promovidos e de repente 'aterram' numa nova função que exige gerir uma nova equipa, adaptar-se a diferentes perfis de colaboradores, dominar conversas críticas para envolver pessoas e reajustar estratégias, medir a performance e direcionar a energia para objetivos com valor para a organização. 

Em suma: há muito para aprender, muito para avaliar e muito para fazer.

Mas se ocupa esse novo cargo, é porque provou que tem as competências necessárias para tal – só precisa de estar atento e evitar cair nestas 10 perigosas armadilhas:

  • Desrespeitar o seu antecessor: Antes de conhecer a relação que a sua nova equipa tinha anteriormente com a chefia, seja factual e não faça julgamentos nem denigra o trabalho realizado.
  • 'Regras do jogo' pouco claras: Defina um quadro de referência comum (normas, objetivos, valores…) que permita que todos na equipa possam "caminhar na mesma direção" e sirva de referência em caso de desacordo ou conflito.
  • Não delegar: Porque é impossível fazer tudo sozinho e algumas tarefas ou projetos podem motivar os seus colaboradores a desenvolverem competências, aprenda a delegar. Faça-o com base em princípios de confiança, compromisso e suporte à implementação/controlo.
  • Rumores gerados por falta de informação: Fale abertamente da mudança enquanto ela estiver no ar, para não alimentar rumores e criar resistência a qualquer tipo de novidade ou transformação futura na equipa/organização.
  • Só dar feedback negativo: Em vez de simplesmente criticar, dê feedback positivo, construtivo e transformador – combine empatia e honestidade, e contribua para que os colaboradores cresçam e fortaleçam a sua autoconfiança e desempenho.
  • Não aceitar o erro dos outros: Quando um colaborador falha, deverá começar por aceitar o erro e compreender que o resultado desejado pode não ser alcançado no imediato. Planeie o processo de aprendizagem do colaborador e faça pontos de situação regulares para verificar o seu progresso e incentivar a sua autonomia.
  • Ignorar ou desvalorizar a perícia: Rodear-se de pessoas com experiência ou know-how superior é um ato de liderança inteligente. Nutra um ambiente propício à expressão de talentos e admita a sua própria vulnerabilidade, criando oportunidades para saber mais sobre assuntos específicos.
  • Descurar a motivação: Observe e adote um estilo de escuta ativa que estimule a expressão das fontes de desmotivação. Depois, assuma uma posição de “líder ao serviço” com cada elemento da equipa: "O que posso fazer para que dês o melhor de ti?".
  • Não estabelecer objetivos e resultados-chave: Criar OKR (Objectives and Key Results) ajuda a motivar os colaboradores, orientar as suas ações e torná-los mais eficientes. Defina um número limitado de OKR, reuniões de acompanhamento e prazos razoáveis – quando as metas são muitas ou demasiado ambiciosas, o esforço dilui-se e os objetivos não são alcançados.
  • Não realizar reuniões individuais de balanço: Estas reuniões deverão ser periódicas e servir para observar os níveis de motivação, verificar a evolução dos OKR definidos para os seus colaboradores e fazer os ajustes ou ações corretivas/preventivas necessárias."

Leia Também: Empresas portuguesas revelam capacidade de resiliência razoável

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório