Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Porto comercial da Graciosa com nova aerogare

O porto comercial da Graciosa vai beneficiar de um reordenamento operacional que contempla uma nova gare de passageiros, de acordo com um concurso público deverá ser lançado em 2022, anunciou hoje o presidente do Governo dos Açores.

Porto comercial da Graciosa com nova aerogare
Notícias ao Minuto

14:31 - 26/10/21 por Lusa

Economia Governo dos Açores

Segundo apurou a agência Lusa junto de fonte do executivo açoriano, a obra está estimada em cerca de 1,5 milhões de euros, indo surgir a partir de um edifício previamente existente.

O chefe do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, que visitou o porto comercial da Graciosa no âmbito de uma visita oficial à ilha, apontou a necessidade de proceder a uma "melhoria de ordenamento do porto da Graciosa, desde logo quanto à gare de passageiros, apostando-se num projeto de execução que possa estar concluído até meados de 2022, e depois proceder à respetiva adjudicação".

Bolieiro indicou que a melhoria da operacionalidade passa também por soluções de dragagem, bem como de uma intervenção nas lajetas, que "estão desniveladas e necessitam de uma correção", uma vez que o porto é "decisivo não só para o abastecimento à ilha mas também para o escoamento de produtos".

O líder do executivo referiu que esta intervenção no porto da Graciosa "tem uma perspetiva potencial" face ao turismo que chega à ilha, tendo admitido que pretende candidatar o projeto a fundos comunitários, através da dona da obra, a empresa pública Portos dos Açores.

Questionado sobre as dificuldades de escoamento por parte dos produtores da Graciosa, designadamente da meloa, o líder do executivo açoriano referiu que "este é outro problema".

Daí que se esteja a "promover um estudo relativamente à capotagem insular e ao transporte de mercadorias da Graciosa, e dos Açores, de todas as ilhas, de modo a que sirva a economia", apontou Bolieiro.

No âmbito da sua visita oficial, o Governo dos Açores tem hoje prevista uma reunião do Conselho do Governo, um encontro com a Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa, a par de uma visita à aerogare da Graciosa.

Está ainda agendado um encontro com os deputados regionais eleitos pela Graciosa, para além da reunião do Conselho de Ilha.

Leia Também: Covid-19. Açores com 16 novos casos e 24 recuperações

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório