Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Frente Comum confirma greve na função pública em 12 de novembro

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública confirmou hoje a realização de uma greve nacional dia 12 de novembro, para exigir ao Governo que altere a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

Frente Comum confirma greve na função pública em 12 de novembro
Notícias ao Minuto

12:45 - 18/10/21 por Lusa

Economia OE2022

A greve foi aprovada numa reunião da coordenadora da Frente Comum realizada hoje e anunciada pelo dirigente da estrutura sindical Sebastião Santana, em conferência de imprensa, em Lisboa, na sede do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Para o sindicalista, a proposta de OE2022 "não dá resposta aos problemas dos trabalhadores" e o aumento salarial de 0,9% previsto no documento não é suficiente.

Segundo Sebastião Santana, a greve afeta "todos os setores" da administração pública, sendo esperada uma "resposta muito firme dos trabalhadores a este Governo".

"Estamos em crer que vai ser uma grande jornada de luta e que contribuirá para que o Governo altere as suas posições", afirmou Sebastião Santana.

Segundo o dirigente da Frente Comum, a proposta de OE2022 "não investe o suficiente na Administração Pública ao mesmo tempo que mantém investimentos completamente evitáveis, nomeadamente nas Parceria Público Privados [PPP], com 1.244 milhões de euros nas PPP rodoviárias, um valor que fica a uma distância muito grande para a Administração pública em termos de despesa"

Para quarta-feira está agendada uma reunião suplementar entre as estruturas sindicais e o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública.

A Frente Comum exige aumentos de 90 euros para todos os trabalhadores e um salário mínimo de 850 euros na administração pública.

O relatório que acompanha a proposta de OE2022, entregue há uma semana pelo Governo no parlamento, prevê aumentos salariais de 0,9% para a generalidade dos funcionários públicos no próximo ano, o que, segundo o executivo, representa um esforço orçamental anual permanente de cerca de 225 milhões de euros.

A proposta para a realização de uma greve em 12 de novembro foi anunciada na semana passada, após as reuniões negociais com o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, tendo sido hoje aprovada pela coordenadora da Frente Comum.

[Notícia atualizada às 13h29]

Leia Também: Frente Comum decide hoje greve na Função Pública em 12 de novembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório