Pelas 18:00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1702 dólares, quando na sexta-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1717 dólares.
O euro também caiu em comparação com a libra, mas subiu face ao iene.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou o câmbio de referência do euro em 1,1698 dólares.
A presidente do BCE afirmou hoje que espera que o aumento da inflação na zona euro, que atingiu 3% em agosto, seja temporário e que a taxa anual permaneça abaixo do objetivo de 2% a médio prazo.
"O nosso cenário de base continua a esperar que a inflação se mantenha abaixo do nosso objetivo a médio prazo", disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, num debate com a comissão dos Assuntos Económicos do Parlamento Europeu (PE) numa referência ao novo objetivo do BCE de uma taxa de inflação anual de 2%.
A presidente do BCE explicou que, embora espere que a taxa aumente ainda mais este outono, ainda vê este aumento como "em grande parte temporário" e impulsionado principalmente pela subida dos preços do petróleo desde o ano passado, o fim da redução temporária do IVA na Alemanha e a escassez de materiais e equipamento que exercem pressão sobre os custos.
Divisas...............hoje...................sexta-feira
Euro/dólar............1,1702.................... 1,1717
Euro/libra............0,85383.................. 0,85676
Euro/iene.............129,88.....................129,76
Dólar/iene............110,99.................... 110,75
Leia Também: Operação desmantela "circuito da cocaína" europeu de cartel dos Balcãs