Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Operação desmantela "circuito da cocaína" europeu de cartel dos Balcãs

Forças policiais de seis países efetuaram uma operação contra uma organização criminosa balcânica que dirigia a maior rede de distribuição de cocaína do continente europeu, fazendo 61 detenções e apreendendo 4,4 toneladas de droga, indicaram hoje as autoridades.

Operação desmantela "circuito da cocaína" europeu de cartel dos Balcãs
Notícias ao Minuto

18:20 - 27/09/21 por Lusa

Mundo Europol

A Europol, a agência policial da União Europeia (UE), declarou em comunicado que o cartel tinha montado um "circuito da cocaína" da América do Sul até Espanha e outros países europeus, que estava "a inundar a Europa com cocaína".

A operação internacional coordenada envolveu agências de combate ao crime de Espanha, Alemanha, Croácia, Eslovénia, Sérvia e Colômbia, segundo a polícia espanhola.

Além desses países, a investigação levou as equipas policiais também ao Brasil, República Dominicana e Dubai.

O gangue de tráfico de droga era maioritariamente composto por europeus de Leste, entre os quais o que a Europol classificou como dois "alvos de elevado valor".

O grupo incluía membros de unidades paramilitares e era "uma das mais importantes organizações criminosas a operar na Europa", estando igualmente envolvida em assaltos, branqueamento de dinheiro, extorsão e sequestros, segundo a polícia espanhola,

Na Colômbia, o gangue estava envolvido em transferências de jogadores de futebol entre clubes para lavar os seus lucros ilegais obtidos da venda de droga.

A operação teve início em 2018 e culminou nas detenções ocorridas em março e maio deste ano.

A Europol não deu até agora resposta a perguntas sobre a razão pela qual os resultados desta operação só foram anunciados agora, meses após a sua realização.

Leia Também: SEF detém em Portimão cidadão estrangeiro procurado pela Interpol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório