Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Petrobras anuncia compromissos para neutralizar emissões de carbono

A petrolífera estatal Petrobras, maior empresa do Brasil, anunciou hoje novas metas e o compromisso de neutralizar as emissões de gases poluentes de todas as suas operações, principalmente as de dióxido de carbono.

Petrobras anuncia compromissos para neutralizar emissões de carbono
Notícias ao Minuto

19:15 - 20/09/21 por Lusa

Economia Petróleo

A empresa brasileira, grande exportadora mundial de petróleo, afirmou em comunicado que tentará cumprir sua "ambição de atingir a neutralidade das emissões nas atividades sob seu controlo em um prazo compatível com o estabelecido pelo Acordo de Paris".

A empresa acrescentou que também vai "tentar convencer seus parceiros a atingir o mesmo objetivo nos campos de petróleo e gás em que a empresa é sócia, mas não responsável pela operação".

A Petrobras explicou que seu compromisso está alinhado ao posicionamento estabelecido pelas 12 empresas que integram a Iniciativa Climática dos Produtores de Petróleo e Gás (OGCI), da qual a estatal faz parte desde 2018.

Essas 12 empresas, acrescentou o comunicado da Petrobras, são responsáveis por cerca de 30% da produção global de petróleo e gás e estão empenhadas em acelerar a transição para uma era de baixo carbono.

"Com esta nova iniciativa, os membros aspiram alcançar a neutralidade das emissões, embora reconheçam que têm muitas, mas não todas, as respostas sobre como alcançá-la", disse a estatal brasileira.

Nesse contexto, acrescenta a nota, a Petrobras, "como maior empresa de energia do Brasil e importante parceira global, está comprometida com a transição para uma economia global de baixo carbono".

A empresa disse que nos últimos 11 anos melhorou em 47% a sua eficiência de carbono na exploração e produção de petróleo, tornando-se uma das petrolíferas mais eficientes nesta área.

"Para continuar avançando nas reduções, estamos analisando a possibilidade de estabelecer um programa específico para acelerar a descarbonização", disse o diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Ardenghy, citado no comunicado.

A empresa acrescentou que no seu Plano Estratégico para o quinquénio entre 2021 e 2025, prevê investimentos de mil milhões de dólares (856 milhões de euros na cotação atual) em compromissos de sustentabilidade que incluem a descarbonização de suas operações, o desenvolvimento de combustíveis mais sustentáveis e pesquisa em energias renováveis.

Leia Também: Petrobras prossegue desinvestimentos com venda de refinaria na Amazónia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório