Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Disciplina orçamental da UE não deve prejudicar políticas de crescimento

 O ministro dos Negócios Estrangeiros alertou sexta-feira que os países da Zona Euro devem "preservar a disciplina orçamental", mas sem prejudicar a recuperação económica europeia e a criação de emprego, após a crise pandémica.

Disciplina orçamental da UE não deve prejudicar políticas de crescimento
Notícias ao Minuto

06:34 - 18/09/21 por Lusa

Economia Covid-19

Depois de ter participado na Cimeira dos Países do Sul da Europa, em Atenas, na Grécia Augusto Santos Silva disse à agência Lusa que na conferência de imprensa final chamou "a atenção para a necessidade de o debate sobre o regresso, o eventual regresso às regras da zona euro, de se fazer de forma que a lógica do semestre europeu não prejudique a recuperação económica da União Europeia".

Augusto Santos Silva salientou que a União Europeia reagiu "bastante bem" à crise económica, provocada pela pandemia da covid-19, libertando fundos financeiros adicionais e adotando políticas de crescimento económico.

"Temos que preservar a disciplina orçamental própria de uma união europeia monetária como é zona euro, mas fazê-lo de forma a não prejudicar as políticas económicas de crescimento e de emprego que precisámos para acelerar a recuperação", realçou.

Na Cimeira dos Países do Sul da Europa participam representantes dos governos da França, Itália, Espanha, Grécia, Chipre, Malta, Croácia, Eslovénia e Portugal, representado na reunião pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O anfitrião da reunião, o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, tinha colocado a crise climática no centro desta cimeira, na qual participam nove países, com a inclusão este ano a nível formal da Croácia e Eslovénia.

Leia Também: Pedro Nuno Santos espera novidades sobre saneamento da dívida da CP

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório