O Banco de Portugal (BdP) alerta que as ofertas de crédito fácil, que são cada vez mais comuns, podem ser tentativas de fraude, pelo que os clientes bancários devem estar atentos e verificar a lista de entidades autorizadas. Em caso de dívidas, devem recorrer a entidades criadas para ajudar.
"As ofertas tentadoras de crédito feitas através das redes sociais, dos jornais e até da caixa do correio estão a crescer, mas podem ser tentativas de fraude", lembra o BdP, num podcast sobre o tema.
De acordo com o supervisor da banca, por normal, "estas ofertas são feitas por entidades que não estão autorizadas pelo BdP a dar crédito", motivo pelo qual o BdP recomenda que os clientes consultem a lista de entidades autorizadas - à qual pode aceder aqui.
Dificuldades em pagar dívidas? Procure ajuda
Se está com dificuldades em pagar dívidas procure ajuda e não se deixe levar por uma dessas ofertas de crédito fácil, uma vez que isso pode acentuar, ainda mais, os problemas financeiros.
"Se estiver com dificuldades em pagar as suas dívidas procure ajuda junto das entidades criadas para apoiar pessoas endividadas", recomenda o BdP.
Um dos exemplos é a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE), que tem como missão "informar, aconselhar e acompanhar" clientes em risco de falharem o pagamento de dívidas ou já com prestações em atraso.
Pode consultar aqui as entidades perto de si que integram esta rede de apoio.
Leia Também: Moçambique: Ativistas sociais defendem audição de Nyusi no julgamento