Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Com preço da luz em máximos, a fatura vai subir? "É prematuro antecipar"

A ERSE considera que "neste momento, é prematuro antecipar qualquer decisão" relativamente aos preços da luz, numa altura em que o mercado grossista continua a atingir recordes.

Com preço da luz em máximos, a fatura vai subir? "É prematuro antecipar"
Notícias ao Minuto

08:30 - 28/08/21 por Beatriz Vasconcelos

Economia preço da luz

O preço da eletricidade no mercado ibérico estabeleceu um novo máximo na quinta-feira, nos 122,76 euros por megawatt hora (MWh). O aumento dos preços no mercado grossista já ditou uma atualização dos preços, por cá, no início de julho, mas por enquanto é "prematuro" antecipar uma nova atualização. 

"As revisões, atualizações e fixações de tarifas e preços de eletricidade são feitas nos termos e prazos regulamentares, pelo que, neste momento, é prematuro antecipar qualquer decisão", respondeu fonte oficial da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em resposta às questões colocadas pelo Notícias ao Minuto

Por cá, recorde-se, as tarifas da eletricidade subiram a partir de 1 de julho para os clientes domésticos em mercado regulado, refletindo a subida dos preços da energia nos mercados grossistas.

Na altura, foi explicado que a revisão das tarifas tinha como objetivo adequar a tarifa de energia aplicada aos clientes do mercado regulado à evolução dos preços dos mercados grossistas, que tem vindo a subir, evitando "desvio a recuperar em anos subsequentes".

A nova tarifa de energia produziu efeitos a partir de 1 de julho de 2021 e abrangeu os consumidores no mercado regulado, que correspondem a cerca de 5% do consumo total e de 954 mil clientes, em fevereiro de 2021, uma vez que a maioria já tem um comercializador de mercado livre.

Preço da eletricidade atinge (novo) máximo histórico

Na quinta-feira, dia 26 de agosto, o preço da luz atingiu os 122,76 euros por MWh, estabelecendo assim um novo máximo. Este valor, sublinhe-se, representa um aumento de 5,2% face aos 116,73 MWh do dia anterior, segundo o jornal espanhol El País, que cita dados do operador que gere o mercado ibérico diário e intradiário (OMIE). 

O último recorde tinha sido registado a 13 de agosto, com o preço nos 117,29 euros por MWh. 

A tendência de aumento dos preços da eletricidade parece não ter fim, mas os especialistas tinham já alertado para este facto, dados os preços elevados do gás e os custos das licenças de emissão de carbono.

Ainda assim, espera-se que os preços abrandem, este sábado, dia 28 de agosto, para os 110,22 por MWh tanto em Portugal como em Espanha, também segundo dados da OMIE. 

Notícias ao Minuto Mercado diário para sábado, dia 28 de agosto© OMIE

Leia Também: Mercado ibérico. Preço da eletricidade atinge (novo) máximo histórico

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório