Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Como é que se pode pagar os impostos? Há cinco formas

Saiba ainda como é que funciona cada uma delas.

Como é que se pode pagar os impostos? Há cinco formas
Notícias ao Minuto

08:30 - 29/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia Impostos

Os contribuintes têm cinco formas de pagar os impostos, conforme revela a Autoridade Tributária (AT) num folheto informativo sobre o tema. Entre elas estão o débito direto, o MB Way ou, por exemplo, os serviços locais de finanças. Como é que funciona cada uma? 

Antes de mais, importa sublinhar que os cidadãos podem ficar a saber quais são as suas obrigações de pagamento através do Portal das Finanças: Iniciar Sessão > A minha Área > Pagamentos. 

Ao aceder a este separador, os contribuintes ficam a "conhecer os pagamentos cujo prazo se encontra a decorrer em cobrança voluntária e os pagamentos em atraso que estão em execução fiscal". 

As cinco opções de pagamento são as seguintes, de acordo com a AT: 

1. Débito direto

"Permite efetuar pagamentos regulares, de forma automática, através da conta bancária que possui registada na AT. A adesão a este serviço não tem quaisquer custos e pode ser feita diretamente no Portal das Finanças ou em qualquer Serviço Local de Finanças. É efetuada por imposto e pode definir o montante máximo que autoriza a ser debitado em conta, bem como uma data limite até à qual a adesão se mantém válida."

2. MB Way

"Permite efetuar pagamentos através da app Sit.Fiscal-Pagamentos ou do Portal das Finanças, com a possibilidade de o poder fazer em qualquer lugar com acesso à internet, a partir do telemóvel ou de outro dispositivo. A apresentação do ícone MB Way nas cobranças a pagamento, indica a possibilidade do pagamento ser efetuado através desse meio."

3. Multibanco

"Permite efetuar pagamentos em qualquer ATM, com a referência do documento de cobrança disponibilizada pela AT."

4. Homebanking

"Permite efetuar pagamentos com a referência do documento de cobrança disponibilizada pela AT, com a possibilidade de o poder fazer através do smartphone, tablet ou PC."

5. Outros locais: serviços de Finanças, CTT e bancos

"Se optar por efetuar o pagamento dos seus impostos através dos canais tradicionais sugerimos que o faça utilizando o cartão bancário, por ser rápido e mais seguro do que numerário ou cheque."

Leia Também: Comprar a 1.ª casa com crédito habitação? Eis as dicas do Doutor Finanças

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório