Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

CGT Eletrosul aprova venda da participação na Livramento Holding

O conselho de administração da CGT Eletrosul, subsidiária da estatal brasileira Eletrobras, autorizou o início da venda da sua participação na Livramento Holding, empresa que comanda parques eólicos no Rio Grande do Sul, informou hoje a companhia.

CGT Eletrosul aprova venda da participação na Livramento Holding
Notícias ao Minuto

15:54 - 10/08/21 por Lusa

Economia CGT Eletrosul

"Será ofertada a venda da totalidade das ações da CGT Eletrosul, correspondente a 78% da participação societária na Livramento Holding S.A", informou em comunicado a Eletrobras, maior empresa de energia elétrica da América Latina e envolvida num processo de privatização.

A empresa indicou ainda que existe também a possibilidade de alienação conjunta dos 22% do acionista minoritário, que é o fundo de investimento Brasil Energia Renovável.

Segundo a Eletrobras, esta operação integra a iniciativa de racionalização das participações societárias da companhia elétrica, nos termos do Plano Diretor de Negócios e Gestão divulgado ao mercado em dezembro de 2020.

Os interessados em participar no procedimento poderão apresentar as suas propostas entre 11 de agosto e 29 de outubro.

O Estado brasileiro detém atualmente 60% das ações da Eletrobras, a maior geradora e transmissora de energia elétrica do país, percentagem que será reduzida para cerca de 45% após a capitalização, pelo qual a empresa fará uma oferta pública de ações na Bolsa de Valores brasileira (BM&F BOVESPA) em que o Governo se absterá de participar.

Apesar da venda do controlo, o processo garante ao Estado brasileiro uma ação especial da empresa chamada "golden share", que lhe dará poder de veto nas decisões estratégicas da Eletrobras.

Segundo projeções do Governo brasileiro, a primeira etapa do processo de privatização, ou seja, a capitalização da empresa, poderá ser concluída em fevereiro de 2022.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório