Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Governo anuncia: PRR "já está em ação e o trabalho está no terreno"

O Governo reuniu-se, esta quinta-feira, com a Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR e informa que já foram assinados "contratos relativos a 15% do PRR, no montante de 2.490 milhões de euros" e há mais contratualizações "em curso".

Governo anuncia: PRR "já está em ação e o trabalho está no terreno"
Notícias ao Minuto

19:37 - 05/08/21 por Ana Lemos

Economia PRR

Na semana em que chegou a Portugal a primeira tranche, de 2,2 mil milhões, da Comissão Europeia referente ao pré-financiamento de 13% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante global de 16,6 mil milhões de euros, o primeiro-ministro, António Costa, e os  membros do Governo que integram a Comissão Interministerial do PRR, reuniram, em São Bento, com a comissão permanente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do PRR.

Em comunicado enviado às redações, pode ler-se que o encontro teve como objetivo "fazer um ponto de situação e ouvir e registar as recomendações da CNA, presidida pelo Prof. António Costa Silva".

Além disso, foram "identificados aspetos para melhorar a eficácia, a eficiência e o impacto do PRR".

E, "a recuperação já está em ação e o trabalho no terreno", tendo já sido assinados "contratos relativos a 15% do PRR, no montante de 2.490 milhões de euros, e estão em curso outras contratualizações no valor de 4.465 milhões de euros".

Pelo que, acrescenta o comunicado, "no conjunto, 42% do PRR, correspondendo a 6.955 milhões, está neste momento contratualizado" ou em vias de sê-lo. Mais, informa o Governo: "Já foram lançados dez avisos de abertura de concursos e recebidas mais de 16 mil candidaturas".

Num curto vídeo publicado no site oficial do Governo, António Costa reiterou o apelo à mobilização da sociedade civil para a execução e acompanhamento do PRR, considerando-a ser "essencial".

"É fundamental que todos se mobilizem: as empresas, os centros de produção de conhecimento, o setor social, IPSS [Instituição Particular de Solidariedade Social] e as autarquias locais, para garantir a boa execução deste plano. Para garantir que não desperdiçamos um cêntimo e que cada cêntimo é devidamente aplicado", assinalou o primeiro-ministro.

Além de revelar os contratos já assinados, Costa assinalou, também no vídeo, "algo absolutamente essencial: melhorar a informação, o esclarecimento dos nossos agentes económicos, dos nossos agentes sociais".

Neste sentido sugere que "sigam semanalmente a 'newsletter' da equipa da Missão 'Recuperar Portugal'. (...) Os avisos que estão a ser abertos, os concursos que estão a ser decididos, os contratos que estão a ser celebrados, as oportunidades que existem. Não podemos perder esta oportunidade que é única de transformar Portugal".

De referir que na reunião em São Bento estiveram presentes os ministros da Economia, dos Negócios Estrangeiros, do Planeamento, e do Ambiente, e o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Por parte da CNA marcou presença António Costa Silva, Carlos Farinha Rodrigues, Rogério Carapuça e, por videoconferência, Manuela Veloso, Álvaro Costa, João Peças Lopes, José Manuel Fernandes, Júlia Seixas, Leonor Sopas e Teresa Sá Marques.

[Notícia atualizada às 19h53]

Leia Também: PRR: Portugal é "o que tem maior proporção de apoios às empresas"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório