Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

BPI quer de futuro distribuir em dividendos metade dos lucros

O BPI quer, de futuro, pagar dividendos equivalentes a metade dos seus resultados, a mesma política de dividendos anunciada hoje pelo seu acionista, o grupo espanhol Caixabank.

BPI quer de futuro distribuir em dividendos metade dos lucros
Notícias ao Minuto

13:23 - 30/07/21 por Lusa

Economia Bancos

fundamental o pagamento de dividendos. Em qualquer empresa, é fundamental a atração de capital, a manutenção de confiança dos acionistas. O pagamento de dividendos é o retorno desse investimento, sobretudo numa instituição muito capitalizada como o BPI", disse o presidente executivo do BPI na apresentação dos resultados do primeiro semestre.

Questionado sobre se o banco irá retomar a distribuição de dividendos, após o Banco Central Europeu (BCE) ter levantado as restrições, o gestor disse que o BPI já tinha decidido suspender os dividendos até outubro, mas que após essa data "é razoável prosseguir esse objetivo" e pagar dividendos ao acionista.

Oliveira e Costa recordou que hoje o Caixabank anunciou que pretende distribuir em dividendos 50% dos resultados, considerado que essa política de dividendos também faz sentido para o BPI.

"É perfeitamente razoável para uma entidade como o BPI, que tem capital bastante elevado", disse.

O BPI é detido na totalidade pelo grupo espanhol CaixaBank, que hoje anunciou lucros de 4.181 milhões de euros no primeiro semestre, 20 vezes mais do que no mesmo período de 2020, devido aos impactos extraordinários relacionados com a fusão com o Bankia.

O Caixabank está em processo de reestruturação, tendo previsto a saída de mais de 6.000 trabalhadores.

O BPI divulgou hoje lucros consolidados de 185 milhões de euros no primeiro semestre, quatro vezes mais do que no mesmo período de 2020.

O angolano BFA aprovou, no segundo trimestre, o dividendo ordinário de 2020 e uma distribuição de reservas livres, o que teve um impacto de 92 milhões de euros nos lucros o BPI.

Segundo João Pedro Oliveira e Costa, quando o BPI voltar a distribuir dividendos ao CaixaBank, parte dos lucros pagos "voltam para a sociedade através da Fundação La Caixa", que apoia iniciativas na área da saúde, educação e cultura.

Leia Também: BPI diz que diminuiu pressão para sair do BFA, mas mantém intenção

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório