Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal nunca teve "tantos recursos para mobilizar em tão pouco tempo"

O Governo assinou, esta quarta-feira, um protocolo com o setor social no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência com um investimento de 465 milhões de euros para as respostas sociais à infância, pessoas com deficiência e envelhecimento.

Portugal nunca teve "tantos recursos para mobilizar em tão pouco tempo"
Notícias ao Minuto

10:02 - 21/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia setor social

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, sublinhou, esta quarta-feira, que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é uma oportunidade para Portugal, uma vez que o país nunca teve disponíveis tantos recursos para investir em tão pouco tempo. 

"Este PRR é uma oportunidade muito importante para o nosso país, nunca Portugal dispôs de tantos recursos para mobilizar em tão pouco tempo", apontou a ministra de Estado e da Presidência na sessão de assinatura de um protocolo com o setor social, no âmbito do PRR, que decorreu na Quinta Alegre, em Lisboa.

"Os volumes de investimento que temos neste PRR necessitam da mobilização de todo o país", disse a ministra, referindo-se ao setor público, ao privado, instituições, autarquias e universidades. "Só com o envolvimento de todos estes setores seremos capazes de garantir uma boa execução do PRR", apontou. 

"A parte mais difícil e a que exige mais de nós é esta, a da execução", atirou ainda Mariana Vieira da Silva, apelando à colaboração de todos. "Vamos certamente estar à altura deste desafio", concluiu. 

O Governo assina hoje um protocolo com o setor social no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com um investimento de 465 milhões de euros para as respostas sociais à infância, pessoas com deficiência e envelhecimento. O objetivo até 2026 é adaptar, requalificar e inovar as respostas sociais em três principais áreas.

"Para este Governo, a importância do combate às desigualdades e da promoção da coesão social é uma marca desde 2015. Essa marca foi sendo construída com diversas políticas de reforço dos rendimentos, do salário mínimo nacional, das pensões, de aposta nas respostas sociais, de fortalecimento do SNS ou de promoção de uma nova geração de políticas de habitação. E essa aposta desde 2015 teve resultados", começou por dizer Mariana Vieira da Silva, na sessão de assinatura do protocolo. 

"Estamos a mobilizar recursos sem precedentes", diz Mendes Godinho

Por sua vez, a ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, destacou que este é um dia "marcante" e sublinhou a importância do trabalho conjunto com o setor social ao longo dos últimos meses. 

"Estamos a mobilizar recursos sem precedentes para investir nas respostas sociais dedicadas a todas as gerações. Garantir que Portugal é um país para todos e não só para alguns", disse a ministra do Trabalho. 

O protocolo entre o Governo e o setor social e solidário será implementado até 2026, pelo mesmo período do PRR, entregue à Comissão Europeia em abril.

Ao longo desse período, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social espera contar com o apoio dos parceiros sociais na implementação e monitorização das medidas, e na promoção "de uma participação ativa dos agentes do território para aplicar da melhor forma possível e da forma mais eficiente e transparente possível estes instrumentos", conclui. 

Leia Também: Professores alteram notas de aluno que passa de ano mesmo sem ir às aulas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório