Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Petróleo desce após OPEP e aliados acordarem aumentar produção

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados, liderados pela Rússia, concordaram aumentar a produção conjunta de forma escalonada nos próximos cinco meses, a partir de agosto.

Petróleo desce após OPEP e aliados acordarem aumentar produção
Notícias ao Minuto

10:45 - 19/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia OPEP

Os preços do petróleo estão a descer cerca de 2%, esta segunda-feira, depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados, liderados pela Rússia, terem chegado a acordo para aumentar a produção conjunta de forma escalonada nos próximos cinco meses, a partir de agosto.

O Brent, que serve de referência europeia, está a cair 2%, a esta hora, para 72,08 dólares por barril. Já o crude WTI desce 2,3% para 69,92 dólares por barril, de acordo com o Investing. 

Em comunicado, citado pela EFE, o secretariado da OPEP explicou que o aumento da produção começará no próximo mês de agosto, com um acréscimo de 400.000 barris por dia (mbd), a cada mês, até dezembro.

Adicionalmente, os ministros da aliança, conhecida como OPEP+, concordaram em estender até o final de 2022 o corte de produção, previsto para abril de 2020, em 9,7 milhões de barris diários (mbd), que será reduzido para 3,8 mbd até dezembro.

Com o corte de abril de 2020, os produtores reagiram ao colapso da procura mundial de petróleo, devido à crise da pandemia de covid-19, que passou de quase 100 mbd para cerca de 90 mbd.

As negociações, com o objetivo de evitar novas pressões altistas sobre os preços do petróleo, que, por sua vez ameaçam o crescimento económico global, duraram cerca de duas semanas, com uma disputa sobre o nível futuro de produção de cada membro da OPEP.

Em relação ao cálculo futuro das quotas de produção, a OPEP e a Rússia concordaram em fazer uma pequena revisão que beneficiará alguns membros, especificamente Rússia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iraque e Kuwait.

Rússia e Arábia Saudita poderão ajustar a sua base de cálculo para um eventual ajuste de produção em 0,5 milhão de barris cada (até 11,5 mbd cada) a partir de maio de 2022, enquanto os Emirados farão isso em 0,33 mbd, até 3,5 mbd.

No caso do Iraque e Kuwait, essa base de cálculo aumenta em 0,15 mbd, cada, para 4,803 mbd (Iraque) e 2,959 mbd (Kuwait).

De acordo com o comunicado da OPEP, a próxima reunião de ministros da aliança está marcada para 01 de setembro.

O nível de cumprimento do corte acordado no ano passado ficou em 113% em junho, ou seja, mais do que o acordado.

Após os cinco aumentos mensais da produção no restante do ano, os ministros vão avaliar novamente a situação em dezembro, incluindo o nível de cumprimento dos cortes.

Leia Também: Kim Jong-un avisa jovens contra música K-Pop e uso de calão sul-coreano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório