Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Inflação e clima. O que muda na estratégia do BCE?

As alterações foram anunciadas na quinta-feira, após mais uma reunião do conselho de governadores do Banco Central Europeu.

Inflação e clima. O que muda na estratégia do BCE?
Notícias ao Minuto

09:23 - 09/07/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia BCE

O Banco Central Europeu (BCE) informou, na quinta-feira, que a sua nova estratégia contempla um objetivo simétrico de inflação de 2% a médio prazo, uma meta mais flexível, admitindo desvios temporários e moderados. A par desta decisão, disse que vai "integrar mais" as alterações climáticas nas decisões de política monetária, uma prioridade consagrada na sua nova estratégia.

Meta mais flexível para a inflação

O objetivo de inflação definido pelo BCE até agora era uma taxa próxima, mas ligeiramente abaixo de 2%.

"O Conselho do BCE considera que a estabilidade de preços é assegurada mais eficazmente com um objetivo de 2% para a inflação a médio prazo. Este objetivo é simétrico, o que significa que os desvios negativos e positivos da inflação face ao objetivo são igualmente indesejáveis", segundo a declaração divulgada pela instituição.

"Quando a economia está a funcionar próximo do limite inferior das taxas de juro nominais, são necessárias medidas de política monetária particularmente vigorosas ou persistentes para evitar que desvios negativos do objetivo para a inflação se enraízem. Tal pode também implicar um período transitório, durante o qual a inflação se situe moderadamente acima do objetivo", explicou o banco central.

Segundo o BCE, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) continua a ser a medida adequada para avaliar a estabilidade de preços

Vai integrar alterações climáticas na sua política monetária

A instituição quer "integrar mais as considerações relativas às alterações climáticas no seu quadro de ação", nomeadamente na compra de dívida de empresas e na comunicação e avaliação de riscos", indicou o BCE.

O BCE iniciou a revisão da sua estratégia de política monetária no início de 2020, mas teve de adiá-la devido à pandemia da Covid-19 e em vez de publicar os resultados no final do ano passado indicou que o faria na segunda metade deste ano.

"Tenho o prazer de anunciar que o Conselho do BCE aprovou ontem [quarta-feira] a nova estratégia de política monetária do BCE. Tomando o mandato primordial do BCE de manutenção da estabilidade de preços como um dado adquirido, o reexame da estratégia permitiu-nos desafiar a nossa forma de pensar, interagir com múltiplas partes interessadas, refletir, discutir e chegar a um entendimento comum sobre como adaptar a nossa estratégia. A nova estratégia constitui uma base sólida, que nos norteará na condução da política monetária nos próximos anos", afirmou Christine Lagarde, presidente do BCE, na declaração divulgada no 'site' do Banco de Portugal.

Leia Também: Vieira já chegou ao tribunal. Ontem estava "na mais completa serenidade"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório