Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Indústria alemã queixa-se da subida dos preços de materiais

Cerca de 92% das empresas industriais alemãs indicaram que houve aumentos de preços de materiais nos últimos três meses, anunciou hoje o instituto alemão ifo.

Indústria alemã queixa-se da subida dos preços de materiais
Notícias ao Minuto

13:12 - 01/07/21 por Lusa

Economia Ifo

Num comunicado, o ifo precisa que as percentagens de empresas que informaram que houve aumentos de preços dos materiais nos últimos três meses foram de 100% na indústria têxtil e no fabrico de mobiliário e de 99,4% no setor dos produtos de borracha e plástico.

"Outras indústrias também constataram preços mais elevados, incluindo fabricantes de equipamento elétrico (95,6%), fabricantes de metais básicos (95,0%), fabricantes de produtos metálicos (94,9%), fabricantes de vestuário (94,0%), fabricantes de computadores (93,5%), e fabricantes de papel e cartão (93,2%)", adianta o instituto alemão.

Felix Leiss, especialista em inquéritos do instituto ifo refere mesmo que na Alemanha se está "a assistir ao estrangulamento no fornecimento de aço e também de madeira e outras matérias-primas à base de madeira, e alguns dos movimentos de preços que o acompanha são dramáticos".

"A escassez de madeira significa que até mesmo as paletes estão agora em falta em alguns locais", afirma o especialista, referindo que várias indústrias dizem que "também há problemas de fornecimento de produtos de alumínio e cobre"

Leiss refere ainda que, "além disso, as matérias-primas sintéticas também são escassas, e como resultado, existe agora uma escassez de fios sintéticos, filmes, materiais de embalagem, materiais de isolamento, e outros produtos plásticos".

"Os fornecimentos de semicondutores e outros componentes eletrónicos continuam também a vacilar" e devido "a estas faltas, os preços estão a subir em muitos lugares", conclui Leiss.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório