Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Assembleia-geral da mutualista Montepio aprovou contas de 2020

A assembleia-geral (AG) da Associação Mutualista Montepio Geral aprovou, na quarta-feira, as contas de 2020 e o parecer do Conselho Fiscal, com 288 votos a favor e quatro votos contra, adiantou a instituição, em comunicado.

Assembleia-geral da mutualista Montepio aprovou contas de 2020
Notícias ao Minuto

19:27 - 18/06/21 por Lusa

Economia Montepio

Além disso, foi apreciada a gestão e a fiscalização da associação, naquela que foi a quarta e última sessão da AG do Montepio, dada a situação pandémica e a complexidade dos pontos a votar, esclareceu fonte oficial da entidade.

Assim, a primeira sessão teve lugar em 17 de maio, a segunda em 26 de maio, a terceira em 09 de junho e a última na quarta-feira, 16 de junho.

Os associados da Associação Mutualista Montepio aprovaram no dia 26 de maio, por unanimidade, a proposta final de Regulamento Eleitoral.

Quanto ao ponto relativo às alterações aos novos estatutos, tinha já sido debatido e votado na primeira sessão da assembleia-geral, que decorreu no dia 17 de maio, tendo os artigos propostos para alteração sido aprovados por unanimidade, com exceção de dois artigos, que foram aprovados por 94,72% e 97,74% dos associados.

A Associação Mutualista Montepio Geral teve prejuízos de quase 18 milhões de euros em 2020, melhor do que os 408,789 milhões de euros negativos de 2019, segundo o relatório e contas que apresenta novamente reservas da auditora.

A PWC considera que o valor registado em ativos por impostos diferidos (de 867,6 milhões de euros, que permitem melhorar os resultados) não são recuperáveis.

Já o relatório do grupo de trabalho dos ativos diferidos, também divulgado no relatório e contas, diverge da PWC ao concluir da recuperabilidade desses ativos.

Este é ano de eleições para a Associação Mutualista Montepio Geral.

As eleições de dezembro vão eleger o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, a Mesa da Assembleia-Geral e a Assembleia de Representantes (o novo órgão social da mutualista, ao abrigo dos novos estatutos, que substitui o Conselho Geral).

A Associação Mutualista Montepio Geral -- que tinha 598.438 associados no fim de 2020 (menos 3.346 do que em 2019) -- tem como principal empresa o banco Montepio. É liderada por Virgílio Lima, que em dezembro de 2019 sucedeu a Tomás Correia (presidente durante 11 anos e que saiu face a processos de contraordenação).

Os candidatos à direção da mutualista e ao Conselho Fiscal deverão ter de apresentar-se ainda no verão, uma vez que os seus nomes terão antes das eleições de ser aprovados pela ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões.

Leia Também: Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório