Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Comércio externo chinês recupera em maio face ao abrandamento da pandemia

As exportações da China aumentaram quase 28%, em maio, enquanto as importações subiram 51%, à medida que a procura global recuperou, face ao atenuar da pandemia do novo coronavírus em diversos países.

Comércio externo chinês recupera em maio face ao abrandamento da pandemia
Notícias ao Minuto

08:17 - 07/06/21 por Lusa

Economia chinês

A China liderou a recuperação global, após ter controlado a pandemia, que ainda assola muitas partes do globo, mas que está a atenuar-se em vários países onde o programa de vacinação foi implementado com celeridade.

Os dados alfandegários divulgados hoje revelaram que as exportações aumentaram 40%, nos primeiros cinco meses do ano, em relação ao ano anterior. Face ao período de 2019, o aumento foi de 29%.

O valor das exportações chinesas, de 263,9 mil milhões de dólares (cerca de 215 mil milhões de euros), no entanto, ficou quase ao mesmo nível do mês anterior. As importações chinesas, de 218,4 mil milhões de dólares (cerca de 180 mil milhões de euros), ficaram 1,2% abaixo do valor registado em abril.

O superavit comercial da China em maio fixou-se nos 45,53 mil milhões de dólares (38 mil milhões de euros), uma queda de 26,5%, em relação ao período homólogo de 2020.

O comércio com a União Europeia aumentou 28,7%, em termos homólogos, entre janeiro e maio. As exportações cresceram 27,9%, durante o mesmo período, enquanto as importações cresceram 30%.

As comparações com o ano passado tendem a produzir taxas de crescimento sonantes, devido ao efeito da pandemia no comércio internacional durante 2020.

Leia Também: Exportações em saúde subiram 5,4% para 443 milhões até março

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório