Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Luísa Delgado aprovada para Conselho de Administração do grupo DIA

Os acionistas do grupo espanhol DIA, dono do Minipreço, aprovaram hoje em Madrid a nomeação da portuguesa Luísa Delgado membro do Conselho de Administração, assim como o aumento do capital para até 1.028 milhões de euros.

Luísa Delgado aprovada para Conselho de Administração do grupo DIA
Notícias ao Minuto

14:18 - 31/05/21 por Lusa

Economia Grupo DIA

De acordo com informação enviada à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, a assembleia-geral do grupo DIA aprovou "por uma maioria suficiente, todas as resoluções propostas formuladas pelo Conselho de Administração".

Os acionistas validaram a proposta para nomear Luísa Deplazes de Andrade Delgado como administradora independente, por ter, segundo a empresa, uma grande experiência de liderança e de gestão em multinacionais de grande consumo.

Luísa Delgado vai entrar em funções em 01 de novembro deste ano por um período de três anos.

A gestora é licenciada em Direito pela Universidade de Genebra, mestre em Direito pelo Kings College da Universidade de Londres com uma pós-graduação em Estudos Europeus pela Universidade Lusíada de Lisboa, fala sete línguas com fluidez e tem dupla nacionalidade portuguesa e suíça, além de ter uma experiência de mais de 30 anos em gestão de empresas.

Os acionistas também aprovaram a proposta de aumento do capital da empresa para o dobro, de 500 milhões até 1.028 milhões de euros, o que lhe permitirá continuar a desenvolver o seu plano estratégico.

O aumento de capital corresponde a 769 milhões provenientes da conversão de dívida em fundos próprios e a 259 milhões de euros de uma tranche em dinheiro para os acionistas minoritários que desejem participar no aumento de capital.

Com esta operação o DIA reduz o endividamento em 60%, fortalece a sua solvência e melhora a liquidez, segundo a empresa, que adianta ainda que "não terá que lidar com vencimentos significativos de dívida" até finais de 2025.

A assembleia-geral de acionistas também aprovou as contas de 2020 com um prejuízo de 364 milhões de euros, quase metade do alcançado no ano anterior (790,5 milhões de euros).

O grupo DIA encontrava-se num processo de dissolução por falência técnica desde finais de 2018 quando um dos seus acionistas, o milionário russo Mikhail Fridman, tomou o controlo maioritário da empresa no início de 2019 e iniciou um processo de reestruturação.

Leia Também: Países membros da OMS acordam reforço da agência, mas sem pormenores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório