Câmara do Funchal investe 120 mil euros em papeleiras inteligentes

A Câmara Municipal do Funchal vai instalar 21 papeleiras inteligentes em sete pontos do concelho com "elevado fluxo de pessoas", indicou hoje a autarquia, referindo que o projeto está avaliado em 120 mil euros.

Notícia

© Lusa

Lusa
28/05/2021 14:35 ‧ 28/05/2021 por Lusa

Economia

Madeira

"A aquisição destes equipamentos dotados de um compactador alimentado a energia solar já foi adjudicada e estes serão agora instalados em pontos do Funchal com elevado fluxo de pessoas e com elevada produção de resíduos recicláveis", refere a autarquia em comunicado.

O projeto, a implementar nas freguesias de São Martinho, Sé e Santa Maria Maior, é cofinanciado pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

"Estes equipamentos possuem uma capacidade de armazenamento oito vezes superior aos contentores convencionais e, devido ao sistema de compactação automático movido a energia solar, permitirão fazer uma melhor gestão e planeamento da recolha seletiva que é realizada pelo município, e que é uma referência nacional", indica o presidente da autarquia, citado no comunicado.

Miguel Gouveia, da coligação Confiança (PS/BE/PDR/PAN/MTP/Nós, Cidadãos!), explica ainda que a implementação do sistema permitirá "reforçar a rede de recolha seletiva de resíduos", potenciando um aumento da taxa de recolha seletiva e a redução dos custos de recolha.

As 21 papeleiras serão instaladas nos Jardins do Lido, Avenida Sá Carneiro, Avenida do Mar (entrada do Cais), Avenida Arriaga (junto ao Teatro Municipal e junto à Caixa Geral de Depósitos), Rua Dr. Fernão de Ornelas e Rua D. Carlos I (junto ao teleférico).

"Esta solução irá, ainda, contribuir para reduzir fenómenos de deposição de resíduos fora dos contentores, devido ao rápido enchimento das papeleiras convencionais, conferindo à cidade um aspeto cada vez melhor, na linha do trabalho que já temos vindo a realizar ao longo dos últimos anos com as ilhas ecológicas", sublinha Miguel Gouveia.

O autarca realça, por outro lado, que o município do Funchal, com cerca de 120 mil habitantes, é atualmente responsável por cerca de dois terços da recolha seletiva de resíduos da Região Autónoma da Madeira.

Leia Também: Câmara do Funchal encerra dois snack-bars devido a tráfico de droga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas